Notícias de Última Hora :

Experiência única de recreação e entretenimento: Conheça o Escape60′

Fotógrafo vem a MT para ensaios que levantam autoestima de mulheres

Aparelho auditivo com “modo máscara” é alternativa que possibilita a comunicação com a proteção facial

Professora da UFMT recebe moção de aplausos em homenagem ao Dia do Contador

Escape 60′ oferece desconto para confraternização corporativa de fim de ano

Jogo de fuga cercado de desafios, mistérios e adrenalina: conheça o Escape60′

Feira gratuita ajuda jovens a cursarem faculdades fora do país

Municípios precisam de representatividade na Assembleia Legislativa

Dia do Estudante tem programação especial em escola de Cuiabá

Justiça reconhece que concessionária não é responsável solidária em processo de indenização por defeito de carro

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

sábado, 23 de outubro de 2021

Sindenergia-MT participa do 4º Fórum Regional de Geração Distribuída com Fontes Renováveis em Goiânia

As potencialidades das energias renováveis de Mato Grosso foi um dos temas do 4º Fórum Regional de Geração Distribuída com Fontes Renováveis – Região Centro Oeste realizado recentemente, em Goiânia-GO. Atualmente, Mato Grosso ocupa o 4º lugar no ranking entre os estados com maior potência instalada em geração solar distribuída e Cuiabá está em 7º lugar entre os municípios no país.

O Fórum GD é um dos principais eventos do Brasil voltado para o setor de Geração Distribuída com fontes renováveis. O evento reúne provedores de soluções, EPCs, integradores, distribuidores, fabricantes, profissionais e acadêmicos, que tem em comum a atuação direta ou indireta na geração distribuída oriunda de fontes renováveis de energia.

O presidente do Sindenergia – MT, Eduardo Oliveira, participou da abertura oficial. O diretor de GD e Energias Renováveis do Sindenergia – MT, Carlos Rocha, foi um dos palestrantes.

“Fomos muito bem recebidos e fizemos um excelente networking no evento. Trocamos experiências com empresários do setor que trabalharam muito e, hoje, são referências. Conhecemos inovações tecnológicas, algumas até que nem chegaram da China, novas tecnologias de células fotovoltaicas que melhoram a eficiência energética de 16% a 20%. A célula bifaciais, que aproveita a luz que passa por ela, reflete no chão e volta. Inversores de frequência, protetores contra furtos, além de conhecer também um pouco da experiência do setor em Goiás. Fizemos parceria que irão dar frutos, vamos trazê-los para nossos próximos eventos”, ressaltou Eduardo.

Carlos Rocha falou sobre a geração distribuída em Mato Grosso, fez uma rápida passagem sobre a vitoria do setor com a aprovação do substitutivo do PLC/053, que garante o incentivo existente para a energia solar fotovoltaica, e demais fontes renováveis, por um prazo de oito anos, a partir de janeiro de 2020. Rocha falou sobre as potencialidades das energias renováveis de Mato Grosso, além de apresentar as oportunidades da geração distribuída no estado.

“Energia é vida e sem energia não existe a humanidade. Portanto, temos um grande desafio que é gerar energia com o menor impacto ambiental possível”­, afirmou Carlos.

A Geração Distribuída com Fontes Renováveis tem aumentado sua participação na matriz elétrica nacional de forma expressiva nos últimos anos e, tendo grandes possibilidades de crescimento ainda mais acentuado.

De acordo com o balanço da ABSOLAR, Mato Groso acumula cerca de 47,8 megawatts (MW) de potência instalada, o equivalente a quase 5,8% do que é produzido na geração solar distribuída no país. Já Cuiabá reúne 7,7 MW o que corresponde a 0,9% da geração solar.

Ainda segundo o mapeamento, o estado possui atualmente cerca 3,7 mil sistemas de geração distribuída renovável de pequeno porte em telhados e pequenos terrenos, com mais de R$ 525 milhões de investimentos acumulados e mais de dois mil empregos gerados.

Ler Anterior

IFMT Campus Cuiabá – Bela Vista inaugura novo bloco para programa de Pós-Graduação e Extensão

Leia em seguida

Comerciantes lutam pela preservação e revitalização do Centro Histórico de Cuiabá