Notícias de Última Hora :

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

Estado atende deputado Thiago e entrega 2 ambulâncias para Rondonópolis

Perda auditiva não tratada gera mais gastos com a saúde, diz pesquisa

Empresa de aparelhos auditivos faz atendimento humanizado a pacientes

Um baile de máscaras em meio à pandemia

Empresa de aparelhos auditivos atende pacientes em domicílio durante pandemia

Alunos do Colégio Salesiano São Gonçalo podem acompanhar aulas pela internet

Fonoaudióloga de Cuiabá alerta sobre limpeza de aparelhos auditivos no período de pandemia

O mundo é machista, mas quem mandam são elas

Gêmeos de Cuiabá são aprovados em três universidades federais

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Sistema de Bibliotecas Públicas de MT ganha prêmio nacional de R$ 128 mil

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça acaba de receber mais um prêmio nacional e, desta vez, não está sozinha. Graças a iniciativa do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso (SEBPMT), o Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas contemplou a mais importante biblioteca do Estado e outras três bibliotecas de Mato Grosso com quase R$ 128mil, quantia que será destinada a revitalização desses espaços voltados ao conhecimento.

Durante dez meses, de setembro de 2019 a julho de 2010, além da Biblioteca Estevão de Mendonça, em Cuiabá, também serão beneficiadas a Biblioteca Pública Municipal Antídia Coutinho, em Araguaiana (a 565 km da capital), a Biblioteca Pública Municipal Sebastiana Falone, em Cocalinho (a 853 km da capital) e a Biblioteca Pública Municipal Aquarela, em Salto do Céu (a 349 km da capital).

“O projeto RevitaBibliotecasMT é uma iniciativa do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso que propõe ativar, revitalizar, modernizar e ressignificar bibliotecas públicas de Mato Grosso para estruturar, ampliar, melhorar o acesso à informação, incentivo ao livro e leitura, engajamento da comunidade e inclusão social”, detalha Waldineia Ribeiro de Almeida, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso.

Entre os itens do projeto RevitaBibliotecasMT destacam-se a qualificação de profissionais e promoção de oficinas voltadas para o incentivo e valorização da leitura (incluindo leitura e escrita em braile) e a entrega de kits de modernização mediante ao comprometimento da contrapartida de elaborar/executar projetos culturais.

“O Projeto RevitaBibliotecasMT começou, realmente, há algum tempo, com o mapeamento e diagnósticos situacionais de cada uma das bibliotecas selecionadas e, por meio desses dados, serão norteadas todas as atividades”, acrescenta Waldineia.

A Secretaria de de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso está representada em 141 municípios por 154 bibliotecas públicas vinculadas ao SEBPMT, sendo uma estadual, 142 públicas municipais e 11 comunitárias.

Mais reconhecimento

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, junto ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso acaba de receber o certificado de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil.

A partir de agora, Mato Grosso também faz parte do Banco de Tecnologias Sociais (BTS), uma rede composta por 1110 instituições em todo o território nacional.

“Estamos vivendo um momento extraordinário do o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso. Hoje somos referência nacional entre os sistemas de bibliotecas do Brasil. Esse certificado de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil nos trará ainda mais reconhecimento e norral na capitação de recursos para melhorias das bibliotecas do Estado. É, realmente um selo de muita influência e respeito”, comemora Helena Maria da Costa, gerente de livros e leitura do SEBPMT.

Hoje, o BTS é a mais importante ferramenta de disseminação de tecnologias sociais do Brasil, potencializando a capacidade de divulgação e de reaplicação das experiências em outras localidades. Assim, a FBB vem investindo recursos para melhorar sua forma de interação com as entidades que compõem esse banco de soluções transformadoras.

Serviço

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Está localizada na Rua Antônio Maria, 151, Centro de Cuiabá. O funcionamento ao público é de segunda a sexta, das 8h às 18h. Telefone: (65) 3613-9240/9230

0 Reviews

Write a Review

Ler Anterior

Jogadores do Botafogo protestam contra os atrasos salariais, mas descartam W.O.

Leia em seguida

Ex-detento por pouco não acaba morto em estacionamento de UPA