Notícias de Última Hora :

Atleta olímpico participa de jogo de fuga em Cuiabá

Dia do fonoaudiólogo: entenda a importância desse profissional no ambiente hospitalar

Profissionalismo e dedicação marcam 20 anos de profissão da fonoaudióloga Samia Ribeiro

Chapa 2 Integração protocola pedido para que profissionais da contabilidade tenham férias fiscais em MT

Adrenalina, desafios e diversão te esperam no Halloween da Escape60, em Cuiabá

Encontro automobilístico “Esperienza” supermáquinas entra para o calendário de eventos em Mato Grosso

Experiência única de recreação e entretenimento: Conheça o Escape60′

Fotógrafo vem a MT para ensaios que levantam autoestima de mulheres

Aparelho auditivo com “modo máscara” é alternativa que possibilita a comunicação com a proteção facial

Professora da UFMT recebe moção de aplausos em homenagem ao Dia do Contador

Escape 60′ oferece desconto para confraternização corporativa de fim de ano

Jogo de fuga cercado de desafios, mistérios e adrenalina: conheça o Escape60′

Feira gratuita ajuda jovens a cursarem faculdades fora do país

Municípios precisam de representatividade na Assembleia Legislativa

Dia do Estudante tem programação especial em escola de Cuiabá

Justiça reconhece que concessionária não é responsável solidária em processo de indenização por defeito de carro

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Sistema de Bibliotecas Públicas de MT ganha prêmio nacional de R$ 128 mil

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça acaba de receber mais um prêmio nacional e, desta vez, não está sozinha. Graças a iniciativa do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso (SEBPMT), o Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas contemplou a mais importante biblioteca do Estado e outras três bibliotecas de Mato Grosso com quase R$ 128mil, quantia que será destinada a revitalização desses espaços voltados ao conhecimento.

Durante dez meses, de setembro de 2019 a julho de 2010, além da Biblioteca Estevão de Mendonça, em Cuiabá, também serão beneficiadas a Biblioteca Pública Municipal Antídia Coutinho, em Araguaiana (a 565 km da capital), a Biblioteca Pública Municipal Sebastiana Falone, em Cocalinho (a 853 km da capital) e a Biblioteca Pública Municipal Aquarela, em Salto do Céu (a 349 km da capital).

“O projeto RevitaBibliotecasMT é uma iniciativa do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso que propõe ativar, revitalizar, modernizar e ressignificar bibliotecas públicas de Mato Grosso para estruturar, ampliar, melhorar o acesso à informação, incentivo ao livro e leitura, engajamento da comunidade e inclusão social”, detalha Waldineia Ribeiro de Almeida, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso.

Entre os itens do projeto RevitaBibliotecasMT destacam-se a qualificação de profissionais e promoção de oficinas voltadas para o incentivo e valorização da leitura (incluindo leitura e escrita em braile) e a entrega de kits de modernização mediante ao comprometimento da contrapartida de elaborar/executar projetos culturais.

“O Projeto RevitaBibliotecasMT começou, realmente, há algum tempo, com o mapeamento e diagnósticos situacionais de cada uma das bibliotecas selecionadas e, por meio desses dados, serão norteadas todas as atividades”, acrescenta Waldineia.

A Secretaria de de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso está representada em 141 municípios por 154 bibliotecas públicas vinculadas ao SEBPMT, sendo uma estadual, 142 públicas municipais e 11 comunitárias.

Mais reconhecimento

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, junto ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso acaba de receber o certificado de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil.

A partir de agora, Mato Grosso também faz parte do Banco de Tecnologias Sociais (BTS), uma rede composta por 1110 instituições em todo o território nacional.

“Estamos vivendo um momento extraordinário do o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso. Hoje somos referência nacional entre os sistemas de bibliotecas do Brasil. Esse certificado de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil nos trará ainda mais reconhecimento e norral na capitação de recursos para melhorias das bibliotecas do Estado. É, realmente um selo de muita influência e respeito”, comemora Helena Maria da Costa, gerente de livros e leitura do SEBPMT.

Hoje, o BTS é a mais importante ferramenta de disseminação de tecnologias sociais do Brasil, potencializando a capacidade de divulgação e de reaplicação das experiências em outras localidades. Assim, a FBB vem investindo recursos para melhorar sua forma de interação com as entidades que compõem esse banco de soluções transformadoras.

Serviço

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Está localizada na Rua Antônio Maria, 151, Centro de Cuiabá. O funcionamento ao público é de segunda a sexta, das 8h às 18h. Telefone: (65) 3613-9240/9230

Ler Anterior

Jogadores do Botafogo protestam contra os atrasos salariais, mas descartam W.O.

Leia em seguida

Ex-detento por pouco não acaba morto em estacionamento de UPA