Notícias de Última Hora :

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

Estado atende deputado Thiago e entrega 2 ambulâncias para Rondonópolis

Perda auditiva não tratada gera mais gastos com a saúde, diz pesquisa

Empresa de aparelhos auditivos faz atendimento humanizado a pacientes

Um baile de máscaras em meio à pandemia

Empresa de aparelhos auditivos atende pacientes em domicílio durante pandemia

Alunos do Colégio Salesiano São Gonçalo podem acompanhar aulas pela internet

Fonoaudióloga de Cuiabá alerta sobre limpeza de aparelhos auditivos no período de pandemia

O mundo é machista, mas quem mandam são elas

Gêmeos de Cuiabá são aprovados em três universidades federais

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Santa Casa fará mutirão de exames relativos ao câncer de mama

Mutirão vai atender pacientes já regulados e que esperam pelo exame

O Hospital Estadual Santa Casa realizará um mutirão de consultas em mastologia e exames para identificação precoce do câncer de mama, no dia 19 de outubro.

O mutirão irá atender pacientes que já aguardam na fila de regulação e foi anunciado pelo governo do Estado durante o lançamento da 10ª edição da campanha Outubro Rosa.

“Sabemos da necessidade da prevenção e do diagnóstico, então já temos programado um mutirão de consultas para atender 300 pacientes em consultas de mastologia. Deste quantitativo, faremos os exames diagnósticos que forem necessários. O objetivo dos mutirões é reduzir substancialmente a fila de espera pelo procedimento”, explicou Danielle Carmona, gerente da unidade hospitalar.

“Durante o Outubro Rosa, precisamos alertar às pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce. Quando descoberto precocemente, o câncer de mama tem grandes chances de cura; por isso, as estratégias de busca ativa dos pacientes e de educação da população são primordiais para redução do número de óbitos relacionados à doença”, declarou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

O exame de mamografia, que diagnostica o câncer de mama, é ofertado na Rede Pública de Saúde por meio de unidades estaduais, municipais e particulares, sendo custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os exames de mamografia e ultrassom de mama podem ser realizados em diversos municípios do Estado. No que se refere aos serviços prestados pelo SUS, os atendimentos estão divididos em três setores. A Atenção Primária, pela qual o paciente deve ter acesso ao exame clínico das mamas e às orientações do autoexame; a Atenção Secundária, que realiza a consulta especializada, os exames de diagnóstico e leitura de exames histopatológicos de mama; e a Alta Complexidade, âmbito em que são realizados os tratamentos (quimioterápicos e radiológicos) e os procedimentos cirúrgicos de câncer de mama.

De acordo com dados do sistema DataSUS, do Ministério da Saúde, Mato Grosso realizou 8.386 mamografias para rastreamento em 2019, sendo 4.958 somente na baixada cuiabana e 2.501 na região do Teles Pires. Ainda neste ano, foram realizados 160 exames de mamografia diagnóstica no estado.

O rastreamento (exame de rotina) é recomendado para mulheres com idade entre 50 a 69 anos, a cada dois anos. Para pacientes de risco, a partir dos 35 anos de idade e com indicação médica, o exame diagnóstico é recomendado a partir do resultado da avaliação clínica, conforme estabelecem as diretrizes de rastreamento do câncer de mama do Ministério da Saúde. Os usuários do SUS que se enquadrarem nos perfis definidos podem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência para passar por uma avaliação.

Tratamento

Após o diagnóstico da doença, os usuários do SUS podem ser destinados aos hospitais de referência para o tratamento de câncer. As Unidades de Assistência de Alta Complexidade (Unacon), credenciadas pelo Ministério da Saúde em Mato Grosso, são: Hospital Geral Universitário, Hospital do Câncer de Mato Grosso, Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis e Hospital Santo Antônio de Sinop.

Além dessas unidades habilitadas, o Hospital Regional de Cáceres e o Hospital Estadual Santa Casa também oferecem o serviço de tratamento do câncer de mama.

Campanha Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente, com objetivo de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Mato Grosso, a 10ª edição da campanha foi lançada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

A campanha visa à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde. Durante o mês, diversas instituições abordam o tema e alertam para a realização de exames preventivos que detectam o câncer precoce.

0 Reviews

Write a Review

Ler Anterior

Mendes diz ter pago R$ 1 bi, mas dívida não será zerada esse ano

Leia em seguida

Governo propõe extinção de multa de 10% do FGTS para empregador