Notícias de Última Hora :

Dia do fonoaudiólogo: entenda a importância desse profissional no ambiente hospitalar

Profissionalismo e dedicação marcam 20 anos de profissão da fonoaudióloga Samia Ribeiro

Chapa 2 Integração protocola pedido para que profissionais da contabilidade tenham férias fiscais em MT

Adrenalina, desafios e diversão te esperam no Halloween da Escape60, em Cuiabá

Encontro automobilístico “Esperienza” supermáquinas entra para o calendário de eventos em Mato Grosso

Experiência única de recreação e entretenimento: Conheça o Escape60′

Fotógrafo vem a MT para ensaios que levantam autoestima de mulheres

Aparelho auditivo com “modo máscara” é alternativa que possibilita a comunicação com a proteção facial

Professora da UFMT recebe moção de aplausos em homenagem ao Dia do Contador

Escape 60′ oferece desconto para confraternização corporativa de fim de ano

Jogo de fuga cercado de desafios, mistérios e adrenalina: conheça o Escape60′

Feira gratuita ajuda jovens a cursarem faculdades fora do país

Municípios precisam de representatividade na Assembleia Legislativa

Dia do Estudante tem programação especial em escola de Cuiabá

Justiça reconhece que concessionária não é responsável solidária em processo de indenização por defeito de carro

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Mendes: “Prometi, mas lamento; decisão do VLT levará mais tempo”

Governador afirmou que decisão deve ser tomada até final do primeiro semestre de 2020

O governador Mauro Mendes (DEM) lamentou não ter cumprido a promessa de decidir o futuro do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) até o final do primeiro ano de sua gestão.

Segundo ele, uma série de empecilhos encontrados impediu que a decisão fosse tomada ainda este ano. Em entrevista à rádio Capital FM, na sexta-feira (13), o democrata disse esperar que a solução seja encontrada até o final do primeiro semestre de 2020.

“Eu realmente disse que em até um ano daria uma solução. Peço desculpas. Não foi possível. Nós criamos uma comissão e tivemos que colocar o Governo Federal, porque tem verba federal, tem financiamento feito pela Caixa Econômica”, disse.

“Apertei muito a minha equipe. Não é uma decisão que o governador acorda inspirado e toma. Isso tem que ter um estudo técnico. Eu quero fazer isso, seguramente, até o primeiro semestre do ano que vem. Eu já fui no “pescoço” dos meus técnicos. Também fiquei irritado. Mas não posso exigir deles que tomem uma decisão sem consistência só porque falamos que tomaríamos uma decisão até o final do primeiro ano”, acrescentou.

Até o momento, a obra já consumiu mais de R$ 1 bilhão. Mensalmente, o Executivo gasta com parcelas do empréstimo feito para a realização da obra.

 

Segundo Mendes, um novo estudo foi encomendado para saber quanto a tarifa deve custar em Cuiabá e Várzea Grande, caso a obra seja concluída. Atualmente, a passagem de ônibus na Capital custa R$ 4,10.

 

O democrata disse que sua decisão será baseada em dados técnicos e não políticos.

 

“Este problema está judicializado. Tem três ações na Justiça. Duas delas com o Ministério Público Estadual e Federal. É uma solução complexa. Então, estamos dizendo, com seriedade, que estamos trabalhando, estamos estudando”, afirmou.

 

“Não estamos fazendo como foi feito no passado, em que toda hora anunciava a retomada da obra. Nós não vamos ficar com mentiraiada. Estamos estudando o problema e queremos resolver o mais rápido possível. Mas com verdade, com dados, com números, para poder explicar para a sociedade e para todos os atores”, completou.

 

A obra

 

Iniciadas em 2012, as obras do VLT estão paradas desde dezembro de 2014. Até então, apenas 6 km dos 22 km dos trilhos foram concluídos.

 

Orçado em R$ 1,477 bilhão – dos quais R$ 1,066 bilhão já foram aplicados, segundo dados da data base de maio de 2012 -, o contrato com o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande foi rescindido pelo Governo do Estado após a Operação Descarrilho – deflagrada pela Polícia Federal em agosto de 2017 – que apontou indícios de irregularidades no acordo.

 

Além disso, o Governo instalou processo administrativo para apurar possíveis infrações contratuais e prometeu lançar uma nova licitação para a obra.

 

Enquanto isso, os 42 vagões vão se deteriorando no Centro de Controle Operacional e Manutenção, que fica próximo ao Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. Comprados quando a obra foi iniciada, os materiais rodantes custam ao Governo cerca de R$ 16 milhões por mês para manutenção.

 

 

Ler Anterior

Maluf toma posse como presidente do TCE na segunda-feira

Leia em seguida

Adolescente é estuprada e mantida em cárcere; 5 são presos