Notícias de Última Hora :

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

Estado atende deputado Thiago e entrega 2 ambulâncias para Rondonópolis

Perda auditiva não tratada gera mais gastos com a saúde, diz pesquisa

Empresa de aparelhos auditivos faz atendimento humanizado a pacientes

Um baile de máscaras em meio à pandemia

Empresa de aparelhos auditivos atende pacientes em domicílio durante pandemia

Alunos do Colégio Salesiano São Gonçalo podem acompanhar aulas pela internet

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Prefeitura entrega biblioteca pública revitalizada no Pedra 90

Espaço foi ampliado e ganhou mais de 7 mil exemplares

A Secretaria de Educação de Cuiabá encerra 2019 com 12 obras entregues somente este ano à comunidade, entre reformas e construções. Na noite desta segunda-feira (16), o prefeito Emanuel Pinheiro acompanhado de autoridades, profissionais da Educação, representantes da cultura e cuiabanos de ‘chapa e cruz’, entregou mais uma obra, desta vez a da Biblioteca Pública Saber com Sabor Prof. Dr. Paulo Eduardo dos Santos, no Bairro Pedra 90.

Também foi entregue, a revitalização da praça Clóvis Cardozo. As obras foram realizadas por meio da parceria entre as secretarias municipais de Educação, Serviços Urbanos e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

Durante o evento, o prefeito Emanuel Pinheiro anunciou que assinará, ainda em 2019, um decreto determinando que todas as bibliotecas da rede pública municipal de Educação e as bibliotecas Saber com Sabor, implementem nos próximos dois anos, espaços dedicados à produção literária cuiabana.

“A gestão Emanuel Pinheiro assume o compromisso junto à população de implementar ações que democratizem o conhecimento e que valorizem a cultura local e os espaços públicos cuiabanos. E é nesse sentido que estou determinando que num prazo de dois anos todas as unidades educacionais implementem um espaço dedicado a literatura cuiabana, com autores cuiabanos”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

 

O secretário de Educação, Alex Vieira Passos, disse que esta é a primeira unidade da rede de Bibliotecas Saber com Sabor a ser entregue a população. Outros projetos de reconstrução e ampliação estão sendo concluídos e a próxima unidade a receber obras será a do Santa Izabel.

 

“Fizemos a revitalização da unidade Saber com Sabor do Pedra 90 e agora estamos entregando para a comunidade, um espaço com acesso a internet, com 7,3 mil exemplares sendo 1.500 obras de autores cuiabanos, e com isso, estamos iniciando uma série de ações como a implantação gradativa dos espaços cuiabanos para todas as bibliotecas de toda a rede pública de Ensino e, no ano que vem, teremos material didático escrito por autores cuiabanos. São ações como estas que estão fazendo com que a Educação avance em Cuiabá”, destacou.

 

O poeta e escritor Moisés Martins, falou sobre a importância de manter espaços culturais e a valorização da cuiabania. Ele leu um texto produzido especialmente para ocasião denominado O Livro.

 

“Quando nasce uma biblioteca, nasce a imortalidade. Os livros ensinam, corrigem, mostram caminhos e, não existe Educação sem leitura. Daí a importância de mantermos esses espaços. O prefeito Emanuel Pinheiro, filho de tradicional familia cuiabana, sabe a importância de mantermos a nossa cultura”, disse ele.

 

Entre os convidados para o evento estavam o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão, secretários municipais, a presidente da Academia Mato-grossense de Letras, Sueli Batista, representantes do Instituto Histórico e Geográfico, escritores e representantes da cultura cuiabana.

 

Obras

 

As obras na biblioteca começaram em outubro do ano passado. Ela foi ampliada passando de 77,82m² de área construída, para 122,16m², uma ampliação de 44,34m² proporcionando mais conforto ao frequentadores. As obras feitas totalmente com recursos municipais, totalizam um investimento de R$ 428.274,57.

 

Foram substituídas a cobertura e rede elétrica, trocados o piso, todos os vidros, ganhou uma nova pintura e foi instalado ar-condicionado que funcionará todo o tempo que a biblioteca estiver aberta. Além de aumentar a área do salão, foram construídos novos banheiros e depósito de materiais de limpeza, e o espaço permite agora a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida.

 

A praça Clóvis Cardoso também ganhou revitalização dos canteiros, adequação do ponto de táxi e jardinagem.

 

Além do Espaço Cuiabano a biblioteca ganhou um espaço dedicado especialmente às crianças.

0 Reviews

Write a Review

Ler Anterior

População do Araguaia se une para repovoar rio com tartarugas da Amazônia

Leia em seguida

PC manda servidora provar, em 2 dias, denúncias contra prefeito de Cuiabá