Notícias de Última Hora :

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

Estado atende deputado Thiago e entrega 2 ambulâncias para Rondonópolis

Perda auditiva não tratada gera mais gastos com a saúde, diz pesquisa

Empresa de aparelhos auditivos faz atendimento humanizado a pacientes

Um baile de máscaras em meio à pandemia

Empresa de aparelhos auditivos atende pacientes em domicílio durante pandemia

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Bairros são preparados para receber água da ETA SUL

Santa Terezinha e Jardim Presidente são os primeiros a passar pelo processo

Estabelecer o pleno funcionamento de um Sistema de Tratamento e Distribuição de água envolve ações que garantam a eficiência dos processos – desde a captação da água bruta até a entrega na torneira de cada consumidor.

No novo Sistema Sul, a companhia avança com as obras na unidade de tratamento de água e, por isso, inicia, nesse mês, a preparação das estruturas dos bairros a serem atendidos pela nova Estação Tratamento de Água (ETA).

A ação, conhecida como Setorização, que desponta nos bairros Santa Terezinha e Jardim Presidente, prevê a adequação e o equilíbrio do sistema a partir das análises das necessidades de consumo nos bairros.

A setorização é o nome dado ao conjunto de procedimentos realizados com o objetivo de garantir que cada bairro, rua e casa receba água na quantidade e pressão ideais.

Para isso, profissionais fazem um verdadeiro mapeamento das localidades a serem atendidas, considerando elementos como o relevo (partes mais altas e mais baixas de cada bairro), concentração de unidades consumidoras e extensão das redes (tubulações) de abastecimento.

“Além das grandes obras de implantação das redes de água, a companhia vem investindo em outras frentes com grandes impactos no processo de distribuição. Setorizar esses bairros na região Sul da cidade permitirá a companhia adquirir um volume de informações quanto as necessidades de abastecimento das regiões. Com isso, é possível elaborar a solução para cada local, considerando as  particularidades das comunidades para garantir que a água chegue nas residências”, explica o gerente operacional William Figueiredo.

 

O processo de setorização nos bairros a serem atendidos pela ETA SUL tem previsão de conclusão no fim do primeiro semestre de 2020. A companhia estima que, nessa ação, sejam investidos mais de 7,3 milhões de reais.

 

Neste momento, o foco desse processo são as regiões, atualmente abastecidas por poços, que passarão a integrar o novo Sistema de Abastecimento de Água Sul.

 

Além de Santa Terezinha e Jardim Presidente, os próximos a receberem a ação são os Bairros Altos do Parque, Parque Cuiabá, Tijucal e região do Coophema.

 

“Vale lembrar que, durante os trabalhos de setorização, é possível detectar a necessidade de novas redes em determinados locais. Por isso, não descartamos obras de instalação de novas redes de abastecimento”, observa o gerente.

 

Manutenção das estruturas

 

Além de equilibrar o sistema, a setorização garante a eficiência das estruturas de distribuição de água. Esse equilíbrio viabiliza a correta pressão na rede, conforme a necessidade de consumo e modelo topográfico de cada região. Dessa forma, a medida evita o desperdício de água e possíveis quebras nas tubulações.

 

Sobre a Águas Cuiabá

 

Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2012.

 

A empresa atende a 565 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto.

 

Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

 

Sobre a Iguá Saneamento

 

A Iguá é uma nova companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas.

 

Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 7,1 milhões de pessoas.

 

O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2018, foi eleita pelo segundo ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Greate Place to Work (GPTW).

 

Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” que dizer água.

0 Reviews

Write a Review

Ler Anterior

Homem troca tiros com PMs, cai de moto e sofre vários ferimentos

Leia em seguida

Indulto natalino terá capítulo especial para policiais, diz Bolsonaro