Notícias de Última Hora :

Atleta olímpico participa de jogo de fuga em Cuiabá

Dia do fonoaudiólogo: entenda a importância desse profissional no ambiente hospitalar

Profissionalismo e dedicação marcam 20 anos de profissão da fonoaudióloga Samia Ribeiro

Chapa 2 Integração protocola pedido para que profissionais da contabilidade tenham férias fiscais em MT

Adrenalina, desafios e diversão te esperam no Halloween da Escape60, em Cuiabá

Encontro automobilístico “Esperienza” supermáquinas entra para o calendário de eventos em Mato Grosso

Experiência única de recreação e entretenimento: Conheça o Escape60′

Fotógrafo vem a MT para ensaios que levantam autoestima de mulheres

Aparelho auditivo com “modo máscara” é alternativa que possibilita a comunicação com a proteção facial

Professora da UFMT recebe moção de aplausos em homenagem ao Dia do Contador

Escape 60′ oferece desconto para confraternização corporativa de fim de ano

Jogo de fuga cercado de desafios, mistérios e adrenalina: conheça o Escape60′

Feira gratuita ajuda jovens a cursarem faculdades fora do país

Municípios precisam de representatividade na Assembleia Legislativa

Dia do Estudante tem programação especial em escola de Cuiabá

Justiça reconhece que concessionária não é responsável solidária em processo de indenização por defeito de carro

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Jovens oferecem ceia de Natal para moradores de rua na Capital

Evento será realizado na praça perto do Beco do Candeeiro; grupo diz buscar a ressignificação da data

Com música, teatro, dança e a típica comida natalina, jovens do grupo cristão protestante “Missões Urbanas” trocam os seus lares para realizarem uma grande ceia de Natal para moradores de rua no Centro Histórico de Cuiabá.

O grupo conta com 25 integrantes que neste ano, na noite de 24 de dezembro, a partir das 20h, deverá encher a Praça Senhor dos Passos de espírito natalino.

Pelo quarto ano consecutivo, o grupo deve reunir cerca de 200 pessoas para celebrarem o amor e resgatar o verdadeiro significado do nascimento de Jesus no “Natal do Beco”, segundo o coordenador, Isac Gonçalves Júnior, de 23 anos.

A primeira edição ocorreu em 2016, na galeria abandonada da Ilha da Banana, que foi demolida para obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Na ocasião, os jovens precisaram lidar com uma forte chuva, mas isso não os abalou.

“Debaixo de chuva, a gente organizou tudo. Naquele dia a gente subiu naquela galeria abandonada, limpamos tudo de última hora e levou o evento lá para dentro”, relembra o coordenador.

Isac conta que, a partir de então, a organização se aprimorou e agora eles contam com tendas e passaram a realizar o evento na praça, próximo ao Beco do Candeeiro.

A ceia conta com um palco onde são realizadas apresentações culturais com banda, teatro, dança, sendo também aberto para quem quiser declamar uma poesia, cantar e até mesmo expressar o que está sentindo. À meia-noite, as pessoas cantam “parabéns” com um bolo.

 

O Missões Urbanas também monta uma grande mesa com tudo que tem direito: frango assado, pernil, arroz, farofa, maionese, salpicão, sobremesas e muitas frutas.

 

Para prover tudo isso sem apoio do poder público, os jovens contam com doações de companheiros da igreja, empresários, colegas e simpatizantes da causa, conforme Isac.

 

“As arrecadações começaram no dia 24 de novembro para conseguir fazer bem tranquilo. A gente tem as metas estabelecidas. Desperdício não vai ter”, afirma.

 

Segundo o coordenador do projeto social, o grupo já arrecadou arroz, frango e farofa, mas ainda faltam cinco peças de pernil, frutas, panetones, salpicão e maionese.

 

Ressignificação

 

Para Isac, o Natal foi diminuído ao simples consumismo, enquanto o amor e solidariedade pregados por Jesus foram deixados de lado.

 

“Reduzimos o nascimento de Cristo, uma das datas mais importantes simbolicamente, à comida, bebida e o capitalismo. Mas é muito pouco perto do que a data representa em si. O Natal significa o nascimento de Cristo e ele nos deu exemplos de como servir, como amar e como compartilhar”, explica.

 

Por conta disso, o projeto decidiu expandir para todos aqueles que desejam ressignificar a data e se aproximar de novas pessoas.

Beco do Candeeiro 04-07-2018

“Entendemos que, além do Natal ser para as pessoas em situação de rua, eram para pessoas em situação de casa, estudantes que não têm família. Tem estudantes que têm família, mas não têm condição de ir visitar. Há muitos idosos e tem pessoas que simplesmente querem experimentar algo novo”, afirma Isac.

Com isso, os jovens criaram um slogan para o projeto abranger e acolher todo o novo público: “Natal do Beco, um Natal para todos”.

“A gente fez uma chamada para as pessoas que queriam ressignificar o Natal, experimentar algo novo. As nossas ações, no dia a dia, precisam ser intencionais”, completa.

Doações

Aqueles que quiserem contribuir com o Natal do Beco, podem entrar em contato pelo perfil do Instagram ou pelo número (65) 99675-224.

O evento também conta com ajuda de voluntários, que podem se unir à equipe no dia.

Ler Anterior

Ladrão sequestra motorista de aplicativo e é espancado por moradores

Leia em seguida

Prefeito de Cuiabá entrega UPA Verdão nesta quinta-feira (26)