Notícias de Última Hora :

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

sábado, 19 de junho de 2021

Pinheiro lança programa que vai beneficiar mais de 10 mil cidadãos da área rural de Cuiabá

Em sua primeira ação da Saúde em 2020, o prefeito Emanuel Pinheiro cumpriu um de seus compromissos de campanha: o resgate do Programa Amor – Assistência Médica e Odontológica Rural. O lançamento foi realizado na manhã desta terça-feira (07) na frente da Prefeitura de Cuiabá. O programa tem como objetivo levar atendimento ambulatorial de qualidade à população das comunidades terapêuticas e zona rural que encontram-se fora da área de abrangência da estratégia de saúde da família.

Segundo Pinheiro, o Programa Amor foi criado na gestão do ex-prefeito de Cuiabá, Rodrigues Palma, que governou a Capital entre os anos de entre 1975 e 1979. Em gestões posteriores passou a ser chamado de Consultório Itinerante e no ano de 2019 a gestão propôs a reformulação do projeto nos moldes do Programa Amor, criando assim uma nova identidade.

Com a reestruturação, o programa passa a contar com duas unidades móveis. Cada equipe é composta por 01 Médico Generalista, 01 Enfermeiro, 02 Técnicos de Enfermagem, 01 Cirurgião-dentista, 01 Assistente social, 01 Técnico ou Auxiliar de Saúde Bucal, além de 01 Agente Administrativo e 01 motorista. Os serviços que as equipes vão oferecer às comunidades rurais são consulta médica, consulta de enfermagem, exames laboratoriais, vacinas, farmácia básica, antropometria, consulta pré-natal, teste rápido (de ISTs), consulta odontológica, serviços de urgência odontológica, restaurações dentárias, serviços de prótese dentária e orientações gerais.

Alonso Moura, diretor da Comunidade Terapêutica Paraíso, que é uma das beneficiadas pelo Programa, fez questão de estar presente ao lançamento. “As comunidades terapêuticas são muito bem atendidas por este projeto. O prefeito Emanuel Pinheiro, com a ampliação do Programa, está valorizando ainda mais esta ação, que é realmente desenvolvida com amor pelos servidores da Saúde. Em 62 anos que tenho de Cuiabá esta é a primeira vez que vejo um prefeito trabalhar para tornar a cidade mais humanizada. Só tenho a agradecer”, disse o diretor.

O secretário Luiz Antonio Pôssas de Carvalho falou que vem cumprindo à risca a determinação do prefeito, que é voltar os esforços totalmente para a Atenção Básica em 2020. “Ano passado focamos na Atenção Terciária e neste ano vamos fazer uma revolução na Básica. A população não faz ideia do que estamos planejando e colocaremos em prática em termos de saúde básica. Esta é a primeira entrega de 2020, que vai beneficiar mais de 10 mil pessoas da área rural. Nossa intenção é termos uma saúde pública 100% recuperada até o fim deste ano”, comentou Pôssas.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro esta entrega foi mais um motivo de grande alegria dentro de sua gestão. “Não estou fazendo tudo o que sonhei, mas estou entregando mais do que prometi. Esta entrega de hoje foi um compromisso meu de campanha, que era o de resgatar o Amor em Cuiabá. Mais de 10 mil cuiabanos precisam que a Prefeitura vá até eles, estamos honrando este compromisso. Sou um prefeito que se preocupa com gente, seja da cidade ou do campo. Este é um momento histórico, pois estamos resgatando e ampliando um projeto que vai beneficiar mais de 20 comunidades na área rural e o retorno nestas áreas vai diminuir de 40 para 20 dias. Estamos promovendo mudanças em todos os segmentos na cidade, mas a Saúde é o nosso maior compromisso”, concluiu Pinheiro.

Ler Anterior

Por suposta apologia à drogas, deputado aciona PF contra Fátima Bernardes

Leia em seguida

Nova praça atende sonho de 34 anos dos moradores do Jardim das Américas