Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano
Mendes faz panorama sobre situação do Estado, diz como vai se comportar nas eleições
O governador Mauro Mendes (DEM) inicia o segundo ano de seu mandato apostando que medidas duras tomadas em 2019 – que ele classifica como “necessárias” – tragam o efeito esperado para o cidadão.
Depois de alterar o Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação), reduzir incentivos fiscais do comércio e aprovar um aumento na alíquota previdenciária do servidor, o que despertou insatisfação em vários setores, Mendes diz que fez a lição de casa. E que em 2020 o Governo vai desempenhar outro papel em Mato Grosso, apesar de não descartar novas medidas.
“Eu não tenho dúvida que o Governo de Mato Grosso vai ser um indutor do desenvolvimento e do crescimento do Estado”, disse em entrevista concedida nesta semana em seu gabinete.
De olho na eleição em Cuiabá, onde pretende eleger o prefeito, Mendes não poupou críticas à gestão de Emanuel Pinheiro (MDB).
Para o democrata, o prefeito está endividando e levando o Município no sentido contrário ao do Estado. Enquanto, segundo ele, o Governo vem consertando suas contas, a Prefeitura vem piorando sua situação fiscal. “Me preocupa, como cuiabano, como governador, como cidadão que vive nesta cidade. Porque é uma cidade endividada, quebrada e em pouco tempo teremos um caos”, afirmou.
Mauro Mendes – Foi um ano desafiador. Um ano que tínhamos a clareza da difícil situação na qual Mato Grosso estava e na trajetória ruim que percorreu ao longo de 2018. Nós fizemos vários enfrentamentos necessários ao longo do ano de 2019 e chegamos ao final do ano cumprindo, a meu ver, muito bem o papel que nos propusemos a fazer: consertar o Estado de Mato Grosso, criando uma nova trajetória e uma nova perspectiva.
MidiaNews – Está satisfeito com o que conseguiu entregar nesse primeiro ano de gestão?
Mauro Mendes – Diante da realidade que tínhamos, das dificuldades que encontramos ao começar o ano, diria que o ano de 2019 foi muito bom para Mato Grosso. Chegamos ao final do ano com a situação financeira e fiscal muito melhor do que quando iniciamos. Além de conseguir consertar o caixa do Estado, já conseguimos, também, entregar muitos resultados na ponta para toda a sociedade em quase todas as áreas. Muitas obras na Infraestrutura foram reiniciadas, algumas concluídas.
Obras que estavam paralisadas há anos foram retomadas. Criamos vários projetos para que em 2020 e nós próximos anos possamos melhorar ainda mais a entrega nessa área tão sensível como é a infraestrutura. A Saúde voltou a funcionar no Estado. Obras nas escolas foram retomadas. Em todas as áreas registramos melhorias sensíveis por conta da atuação do Governo.