Notícias de Última Hora :

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

Estado atende deputado Thiago e entrega 2 ambulâncias para Rondonópolis

Perda auditiva não tratada gera mais gastos com a saúde, diz pesquisa

Empresa de aparelhos auditivos faz atendimento humanizado a pacientes

Um baile de máscaras em meio à pandemia

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Cuiabá asfalta 270km de ruas

Um levantamento da Prefeitura de Cuiabá demonstra que, de 2017 a 2019, mais de 270 quilômetros de vias foram alcançadas pelas ações de manutenção viária. O trabalho é realizado por meio da Secretaria de Obras Públicas e atende todas as regiões. A medida faz parte do planejamento de melhoria na infraestrutura que, além de asfaltar novos bairros, tem também como meta atuar no reparo da pavimentação já existente.

o número faz parte do relatório de acompanhamento da Secretaria e abrange as atividades de recapeamento e tapa-buraco. Segundo a contagem, foram 108,94 quilômetros executados em 2017, 112,36 quilômetros em 2018 e 51,16 em 2019, totalizando 272,46 quilômetros. Todo o atendimento é feito levando em consideração as demandas mais urgentes e a disponibilidade orçamentária destinada para a área.

“Sabemos que temos uma alta demanda e que, nesses meses chuvosos, ela se acentua ainda mais. No entanto, dentro das nossas possibilidades, continuamos nos empenhando para sanar os problemas que se apresentam. Esse levantamento comprova o quanto estamos investindo na infraestrutura de Cuiabá, que é antiga e, em sua grande parte, possui uma estrutura já defasada”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

Realizado de forma contínua ao longo do ano, o trabalho de manutenção viária é intensificado durante a temporada de chuva. Isso porque, conforme explica o secretário Vanderlúcio Rodrigues, a grande quantidade de vias com o tempo médio de vida útil já ultrapassado, somado as chuvas torrenciais que têm caído sobre a Capital, são os principais fatores para o surgimento de buracos.

“A vida útil de um pavimento varia de 12 a 15 anos, recebendo apenas serviços menores de reparo. Em Cuiabá, especialmente em suas principais vias, esse tempo já foi excedido. Alinhado a isso, a quantidade de chuva deste início de 2020 superou a média histórica dos últimos 10 anos. Nesse contexto, o número de demanda aumenta demasiadamente nesse período e a Secretaria tem buscado atender da maneira mais ágil possível”, destaca o secretário.

RECAPEAMENTO

Uma das atividades adotadas pelo Município para sanar esse problema é a execução de obras de fresagem e recapeamento. A medida consiste na retirada do asfalto antigo e substituição por um novo, tendo como foco principal as vias mais movimentadas da cidade. A ação faz parte do programa Minha Rua Asfalta que, além de levar para os bairros obras de pavimentação, também atua na recuperação das vias já revestidas com a massa asfáltica.

A requalificação da malha viária é desenvolvida desde 2017. Neste período, já foram beneficiadas ruas e avenidas como a Historiador Rubens de Mendonça, Fernando Corrêa da Costa, Profª Alice Freire, Edgar Vieira, Antártica, Mário Palma, Jurumirim, Coxipó Mirim, Pau Brasil e outras das quatro regiões. Da mesma forma, o Município executou, em 2019, o recapeamento em mais de 30 vias da região central.

TAPA-BURACO

O tapa-buraco é uma atividade de rotina da Secretaria de Obras Públicas. Por meio dela, é realizado diariamente reparos de proporções menores nas ruas, avenidas e travessas de Cuiabá. Neste momento, a Pasta conta com três equipes preparadas exclusivamente para atuar nesse tipo de demanda. Seguindo um cronograma montado semanalmente, cerca de cinco localidades recebem a operação, por dia.

O serviço é executado com base em levantamentos elaborados pela equipe de monitoramento da pasta. Além disso, todas as solicitações recebidas por meio do telefone (65) 3313-3051 também são inseridas, das Associações de Moradores, e das indicações da Câmara Municipal de Cuiabá, também são inseridas na programação.

MONITORAMENTO

Dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) asseguram que o acumulado de chuva, desde o dia 1º de fevereiro, chegou a 280 milímetros, superando a média dos últimos 10 anos. Diante da situação, a Defesa Civil de Cuiabá intensificou o trabalho de monitoramento nos cerca 1.377.82 hectares de áreas localizadas ao longo dos córregos e consideradas de risco.

 

Ler Anterior

Cantor Zé Neto sofre ameaças de divulgação de vídeo íntimo

Leia em seguida

Bolsas europeias desabam após tombo dos preços do petróleo