Notícias de Última Hora :

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

Estado atende deputado Thiago e entrega 2 ambulâncias para Rondonópolis

Perda auditiva não tratada gera mais gastos com a saúde, diz pesquisa

Empresa de aparelhos auditivos faz atendimento humanizado a pacientes

Um baile de máscaras em meio à pandemia

quinta-feira, 4 de março de 2021

Governo recebe 1ª remessa de álcool 70% doado por indústria sucroalcooleira

O Governo de Mato Grosso recebeu, na manhã deste sábado (21), o primeiro carregamento com 15 mil litros de álcool 70% (álcool hospitalar), destinado para reforço à prevenção do contágio do novo coronavírus (Covid-19). A arrecadação foi coordenada pelo Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras (Sindalcool-MT) junto às empresas do setor.

Atendendo a um pedido do Governo de Mato Grosso, as indústrias ligadas ao Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool/MT) estão produzindo álcool 70% para serem distribuídas em áreas emergenciais, com intuito de conter o avanço do Covid-19. O primeiro carregamento foi entregue na sede do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Cuiabá.

Jorge dos Santos, diretor executivo do Sindalcool, explicou que a as 12 usinas ligadas ao sindicato, atenderam de imediato a determinação do Governo do Estado. “Todas as associadas se juntaram para doar o álcool 70%, que equivale ao álcool em gel”, explicou. “Como estamos na entressafra, estamos doando o estoque que temos, e mesmo assim atingimos número maior que em outros estados”, concluiu.

“Começamos hoje a distribuição desse material para as unidades de saúde, de segurança, também vamos dar apoio para as prefeituras, para que nós possamos garantir segurança dos profissionais, e que possamos dar continuidade nos serviços essenciais para a nossa população. Quero agradecer a todos os voluntários que estão ajudando nesse momento, que se Deus quiser, vamos superar”, afirmou o governador Mauro Mendes.

Para que todo esse volume chegue para os locais determinados pelo Governo de Mato Grosso, foi feita uma parceria com várias entidades e empresas, como Águas Puríssima, Tintas Maxvinil, Corpo de Bombeiros, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Polícia Militar, entre outros. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar estão auxiliando no carregamento e garantindo a segurança no transporte entre as usinas e o envasamento, que será feito pela Puríssima e pela Maxvinil. A UFMT fará análises para garantir a pureza do produto para serem usados dentro das unidades hospitalares.

A primeira remessa emergencial do álcool foi feita em galões doados pela Água Purissima para chegarem mais rapidamente aos hospitais.

“Quero agradecer muito as usinas que produzem etanol aqui no estado, e a muitas outras empresas da Baixada Cuiabana, de Várzea Grande, do interior, que têm se apresentado para colaborar com o governo e com o povo de Mato Grosso nesse momento. Até o momento recebemos 200 mil litros de doação de álcool 70%”, disse o governador, sobre a parceria com a inciativa privada.

Assessoria

Sindalcool doa álcool

O primeiro lote veio da Usina Barralcool, em Barra do Bugres, e o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges, explicou que a operação começou ontem no transporte da carga até Cuiabá. “Hoje vamos garantir a distribuição nos hospitais, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que estão trabalhando diretamente na prevenção e controle do Covid-19”, destacou.

Para o presidente do Sindalcool/MT, Silvio Rangel, esta ação vai ajudar a minimizar os impactos da pandemia em Mato Grosso. “Cada um de nós tem que fazer a sua parte para ajudar no combate ao coronavírus. Além dessa doação, estamos fazendo um trabalho interno com nossos colaboradores para a prevenção da doença”, pontuou.

Impacto na Saúde

De imediato, as unidades de saúde que receberão o insumo são a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Central de Regulação, o Laboratório Central (LACEN) e o Hospital Santa Casa.

O uso do álcool é imprescindível para esterilizar as mãos e as superfícies dentro das unidades hospitalares, conta o secretario de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. “É de suma importância essa operação que está tirando a preocupação que tínhamos porque este item não está mais disponível no mercado. Estamos solucionando cada etapa, e vamos ter sucesso na contenção do avanço do coronavírus.”

O estoque regulador será concentrado no Corpo de Bombeiros, e de acordo com a necessidade das unidades, a Secretaria de Saúde fará a distribuição em todas as unidades de Estado.

Segurança pública

Unidades de Segurança do Estado receberão álcool para a segurança dos profissionais que atuam nos serviços essenciais em contato direto com a população.

“O álcool 70% é muito importante para a assepsia dos agentes que estarão na ponta atendendo todos os casos em Mato Grosso. O trabalho da Segurança começou escoltando a carga até Cuiabá e segue no envasamento e na distribuição. Vamos dar acesso ao Corpo de Bombeiros e à Polícia Militar, que são dois órgãos que estão trabalhando diretamente na rua, na prevenção e no controle do Covid-19”, aponta o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros BM Alessandro borges.

Ler Anterior

Polícia e prefeitura faz operação em bares e restaurantes, que podem ter as portas fechadas

Leia em seguida

Grêmio registra mais um caso de coronavírus