Notícias de Última Hora :

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

Estado atende deputado Thiago e entrega 2 ambulâncias para Rondonópolis

Perda auditiva não tratada gera mais gastos com a saúde, diz pesquisa

Empresa de aparelhos auditivos faz atendimento humanizado a pacientes

Um baile de máscaras em meio à pandemia

segunda-feira, 8 de março de 2021

Pinheiro efetiva implantação da Secretaria de Mulher e nomeia Luciana Zamproni como titular

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou nesta segunda-feira (11) a efetivação da implantação da Secretaria da Mulher como o mais novo órgão integrante do Poder Executivo. Com a importante missão de fortalecer as políticas públicas voltadas para o público feminino, a Pasta terá como titular Luciana Zamproni que, até o momento, atuava como adjunta da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

A introdução da Secretaria na gestão pública municipal faz parte da minirreforma administrativa idealizada por Pinheiro e aprovada pela Câmara Municipal de Cuiabá, ainda em 2019. De acordo com o prefeito, com a instituição da Pasta, a capital mato-grossense dá mais um importante passo para se tornar protagonista no processo de enfrentamento à violência contra a mulher.

“A implementação da Secretaria da Mulher é um marco histórico, que simboliza a Cuiabá dos 300 anos. Vivemos um momento em que o emponderamento da mulher e sua participação em todas as áreas da sociedade está cada vez mais ativa. E essa atuação é um bem social de valor inestimável e uma necessidade para os avanços e conquistas da população”, comentou o gestor cuiabano.

Dentro da Prefeitura de Cuiabá, esta é quarta secretaria comandada por uma mulher. Além de Zamproni, o Município possui Ozenira Félix, na Secretaria de Gestão, Débora Marques, na Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, e Hellen Ferreira, que recém assumiu a titularidade da Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

Assim como acontece na Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, a primeira-dama Márcia Pinheiro também terá uma fundamental participação no apoio para a consolidação da Secretaria da Mulher. A ideia é que a primeira-dama atue na construção das metas necessárias para transformar a Pasta em uma referência na gestão pública cuiabana.

“A Secretaria da Mulher tem como uma de suas missões o enfrentamento à violência doméstica. Porém, ela terá outras políticas públicas, pois queremos cuidar, exclusivamente, da mulher. Vamos trabalhar a educação, a qualificação, a saúde, o empoderamento. São outras áreas que, ao receber o nosso cuidado, com toda certeza também contribuirão para a diminuição nos casos de violência”, explicou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

Para Luciana Zamproni, a implantação da Secretaria da Mulher traz consigo inúmeros desafios e oportunidades para estabelecer Cuiabá como um case de sucesso no cenário nacional. Ela destacou ainda que essa efetivação tornou-se ainda mais oportuna neste momento de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), no qual as mulheres são as que mais enfrentam dificuldades.

“É uma grande satisfação receber essa confiança do prefeito e da primeira-dama. São enormes desafios pela frente, principalmente pela atual momento que vivemos. Em meio a pandemia os casos de violência doméstica têm crescido em todo Brasil e precisamos de uma rede de enfrentamento. Temos ainda uma preocupação com a saúde mental da mulher e com o mercado de trabalho”, pontua a nova secretária.

CURRÍCULO

Zamproni é natural de Rondonópolis-MT, graduou-se em Bacharelado em Direto pela Universidade de Cuiabá (Unic) e é especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributário (IBET). Atuou como advogada sócia pelo escritório Relvas Associados e como assessora jurídica no Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e na Frente Parlamentar Mista dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias.

Como adjunta da Semob, esteve sempre à frente das ações ligadas à educação no trânsito, entre elas o trabalho de orientação e fiscalização da funcionalidade da Lei Parada Segura (nº 5.944/15) e no combate a importunação e assédio no transporte coletivo. Entre 2010 e 2012, a secretária também atuou em um projeto social voltado para qualificação das mulheres.


Ler Anterior

Servidor é preso por se “apossar” de veículo de prefeitura em MT

Leia em seguida

Moradora de comunidade em Chapada morre de Covid; 3º óbito somente hoje