Notícias de Última Hora :

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Deputado propõe “app” para informar familiares de Covid-19

Com o aumento em mais de 150% nos casos do coronavírus em Mato Grosso nas últimas duas semanas, as internações de pacientes vítimas da doença também tiveram um incremento chegando a 59 até quarta-feira (13), dos quais 26 em enfermaria e 33 em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

Para facilitar o acesso à informação do quadro de saúde do paciente, o deputado estadual Dr. Gimenez (PV) propôs ao governo na sessão parlamentar desta semana a criação de uma ferramenta digital – site ou “app” – com as informações médicas atualizadas dos pacientes da rede pública e privada. Uma iniciativa similar está em andamento na Bahia.

“Dessa forma, vamos manter os familiares cientes do quadro clínico do paciente, evitar aglomerações que geram maior risco de contágio da doença nas unidades hospitalares. Penso que a ferramenta é uma aliada inclusiva para evitar a propagação de informações falsas e que geram pânico na população”, explica o parlamentar, que é médico.

Outra proposição do deputado ao governo se trata da “testagem em massa” no sistema “drive thru”, principalmente em municípios onde há casos confirmados. A medida já está sendo utilizada em São Paulo e no Distrito Federal como aliada do ponto de vista epidemiológico – para saber o número e a distribuição dos casos –, e também para planejar ações mais efetivas no combate, como o isolamento social.

Neste momento, Dr. Gimenez se mostra preocupado com a região oeste, na fronteira com a Bolívia, onde residem mais de 300 mil habitantes e um percentual significativo de idosos. A evolução da doença é rápida: no início de abril não havia nenhum caso; no dia 28 de abril foram confirmados 24 casos, em 08 municípios. Já nesta semana, somaram 46 casos, em 11 cidades.

“Nossa região representa hoje 22% dos municípios de Mato Grosso afetados pela doença (total de 48 municípios no estado); e dentre os 22 municípios da região, mais da metade, ou seja, 11 deles apresentam casos confirmados. Já tivemos quatro mortes, a mais recente em Cáceres. Fica evidente a necessidade de interiorizar a rede de atendimento para salvar vidas”, reforça.

Entre os municípios da região oeste com casos confirmados conforme boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES) estão: Cáceres (17), Mirassol D’Oeste (08), São José dos Quatro Marcos (06), Rio Branco (02), Vila Bela da Santíssima Trindade (02), Pontes e Lacerda (02), Lambari D’Oeste (01), Conquista d’Oeste (01), Curvelândia (04), Vale de São Domingos (02) e Nova Lacerda (01).

Pandemia em Mato Grosso – Os números mostraram 263 casos confirmados, 11 óbitos e 16 internações (10 em UTI), em 30 municípios, no dia 28 de abril. Nesta quarta-feira (13), somaram 673 casos, 21 óbitos, 59 internações (26 em enfermaria e 33 em UTI), em 48 municípios.

 

 

Ler Anterior

Neymar fura a quarentena e recebe amigas

Leia em seguida

Força Tática captura foragido da justiça em VG