Notícias de Última Hora :

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

Estado atende deputado Thiago e entrega 2 ambulâncias para Rondonópolis

Perda auditiva não tratada gera mais gastos com a saúde, diz pesquisa

Empresa de aparelhos auditivos faz atendimento humanizado a pacientes

Um baile de máscaras em meio à pandemia

sexta-feira, 5 de março de 2021

Respiradores mecânicos são recuperados e entregues à Santa Casa no combate à Covid-19

Quatro respiradores mecânicos recuperados em parceria – entre Federação das Indústrias de Mato Grosso e Tribunal de Contas do Estado – foram entregues esta semanna, ao Hospital Estadual Santa Casa ,para a utilização no tratamento de pacientes acometidos pelo novo coronavírus (Covid-19).

A entrega foi realizada pelos presidentes das instituições – Guilherme Antonio Maluf e Gustavo de Oliveira, respectivamente -, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional de Mato Grosso, em Várzea Grande. Nove respiradores mecânicos já foram recuperados pela equipe do Senai e entregues às unidades hospitalares. Ao todo, 87 sem condições de uso na rede pública hospitalar do Estado foram encaminhados para avaliação e manutenção.

A manutenção dos respiradores é fruto do acordo técnico-financeiro-emergencial assinado entre TCE-MT e Senai, no mês passado. O termo prevê suporte financeiro da Corte de Contas no montante de R$ 500 mil para aquisição de peças e outros materiais necessários para o reparo dos respiradores.

“Sabemos da importância desses respiradores para as unidades hospitalares no combate à Covid-19. O convênio entre TCE-MT e Senai foi altamente positivo e os respiradores, que hoje estão sendo devolvidos para a sociedade, vão salvar vidas”, afirmou Guilherme Antonio Maluf.

De acordo com o presidente da Fiemt, a parceria foi muito importante porque viabilizou a manutenção e recuperação dos respiradores, algo que a equipe do Senai tem capacidade técnica para fazer. “Esse processo também nos ensinou que é possível colocar esses ativos em atuação e operação. Estamos recuperando respiradores que estavam baixados há 5 anos na Santa Casa e serão utilizados por pessoas que precisam”, comentou.

A diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves, agradeceu a manutenção dos respiradores e pontuou que, atualmente, 12 pacientes estão internados na UTI da unidade com coronavírus e 18 estão na enfermaria.

“Partindo do princípio que vivemos uma pandemia, seria completamente inviável, impossível a compra ou recuperação de respiradores, pois a demanda reprimida é muito grande, sabemos de empresas que estão em colapso, seria difícil a manutenção das que temos. Hoje, os respiradores estão custando três vezes mais o valor original”, avaliou.

Os conselheiros Moises Maciel e Luiz Carlos Pereira também participaram da entrega dos respiradores e conheceram o local onde estão sendo realizadas as manutenções, na sede do Senai. “Representando a corregedoria, acompanho o desenvolvimento desse convênio e presencío o sucesso da sua execução. O TCE-MT está de parabéns, a Fiemt também e quem gana com isso é a população mato-grossense”, disse o conselheiro e corregedor-geral do TCE-MT, Moises Maciel.

Já Luiz Carlos Pereira lembrou que o momento pede que as instituições se adaptem e sejam ágeis, buscando soluções criativas para superar esse momento. “Esse convênio, de buscar equipamentos danificados que precisam de manutenção e assistência e recuperá-los, é de suma importância. Esse é um exemplo dado por essas instituições, estamos nessa pandemia, não há o que se comemorar, mas muito trabalho está sendo feito para dar resposta a sociedade”, comentou.

Ler Anterior

Com videoaulas, professores levam conhecimento ao maior número de alunos

Leia em seguida

PM flagra casal aplicando testes rápidos para Covid-19 em Rondonópolis