Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano
Levantamento da Secretaria Estadual de Saúde já aponta que Mato Grosso tem apenas 14 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), disponíveis. Ainda de acordo com a SES, houve a ocorrência de uma morte a cada hora, nas últimas 24 horas. E, assim, o valor corresponde a cerca de 5% dos leitos disponibilizados, que no total somam 238 exclusivos para covid na rede estadual de saúde. Os dados fazem parte do boletim epidemiológico divulgado neste domingo (28).
Estado tem apenas 14 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis.
O levantamento confirma também 14.654 casos de coronavírus no Estado. Já são 556 mortes pela doença, das quais, 24 foram registradas nas últimas 24 horas. Neste mesmo período, foram 534 novas confirmações de casos.
Foi justamente o colapso de vagas que fez com que as cidades de Cuiabá e Várzea Grande, dois municípios com mais casos confirmados da doença e com maior registros de óbitos, tivessem as medidas de quarentena obrigatória, decretadas pela Justiça.
A capital chega a mais de 2,7 mil casos e 159 óbitos. A cidade vizinha contabiliza 828 casos e 110 mortes.
A decisão judicial que decretou “lockdown” nas duas cidades visa conter a propagação da doença. A falta de leitos foi ressaltada ainda pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), que divulgou uma carta aberta à sociedade neste domingo, reforçando a necessidade de cada um assumir a luta contra a pandemia. O CRM pontua a falta de tratamento específico, inexistência de vacinas e ocupação crescente dos leitos.
“A sociedade deve ter a consciência que a flexibilização comercial não é flexibilização social. Por mais que os estabelecimentos comerciais estejam dentro da normativa, o comportamento social não está de acordo”, cita trecho da carta aberta.
Alerta
Do primeiro óbito confirmado por covid no Estado, em 3 de abril, até domingo, morreu uma pessoa a cada 4 horas. Dos 14.654 casos confirmados da covid, 8.356 estão em isolamento domiciliar e 5.144 estão recuperados. Entre casos confirmados, suspeitos e descartados, há 224 internações em UTI e 264 em enfermaria. A média de idade dos casos confirmados em Mato Grosso é de 40,5 anos, dos quais 50,5% são homens e 40,5% são mulheres.