Notícias de Última Hora :

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

Estado atende deputado Thiago e entrega 2 ambulâncias para Rondonópolis

Perda auditiva não tratada gera mais gastos com a saúde, diz pesquisa

Empresa de aparelhos auditivos faz atendimento humanizado a pacientes

Um baile de máscaras em meio à pandemia

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Secretaria da Mulher completa dois meses de atuação

A Secretaria Municipal da Mulher entrou em atuação há exatos dois meses com os trabalhos voltados a proporcionar maior segurança sanitária e social para as mulheres cuiabanas diante da pandemia do Covid-19. A pasta está sob o comando de Luciana Zamproni, advogada e ex-secretária adjunta da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, e tem o acompanhamento do Núcleo de Apoio à Primeira-dama, que desenvolve ações para o público feminino durante esses três anos da administração Emanuel Pinheiro.

De acordo com Zamproni, a criação da secretaria veio com a importante missão de fortalecer às políticas públicas já criadas para o público feminino, além de implementar novas ações com papel fundamental de contribuir para a promoção da equidade de gênero e no combate à violência doméstica e familiar.

Entre as principais ações, neste primeiro mês, foi identificar lideranças femininas nos bairros como, por exemplo, clube de mães e associação de mulheres para oferecer suporte para amenizar os impactos sociais impostos nessa crise de saúde pública.

Foram distribuídos cerca de 400 de kits de higiene pessoal à associações, 30 cestas básicas para famílias em maior situação de vulnerabilidade social e que fazem parte do instituição MT mamma, além da campanha de conscientização alusiva ao Dia dos Namorados com o tema “Espalhe Amor e não Dor”.

“Esses são as pequenas ações de viés social para atender as mulheres mais vulneráveis e que precisam a atenção do poder público. Fizemos longo trabalho de identificação dessas lideranças femininas, que irão nos subsidiar em outros trabalhos e que, neste momento de pandemia, nos fazem a ponte com aquelas que estão precisando de atenção social do Município”, explicou Zamproni.

Violência Doméstica

A secretária ainda destaca as subnotificação de casos de violência doméstica tendo a adesão à campanha nacional do Conselho Nacional de Justiça, *Sinal Vermelho*, como a principal ação no combate à agressão a mulher, até o momento. Na semana anterior, a gestora e a primeira-dama Márcia Pinheiro se reuniram com magistrados e outras autoridades ligadas ao movimento feminino para debater a massificação em Cuiabá.

“A violência doméstica é algo que tem nos preocupado com os aumentos de casos durante esse período de isolamento social. Estamos pensando em formas para facilitar e estimular as denúncias, bem como ações mais efetivas que tirem essas mulheres desse ciclo de violência doméstica”, disse.

Nessa linha, a secretaria trabalha para oferecer o Qualifica Cuiabá 300 anos, o popular Qualifica 300, de forma online para que as mulheres tenham acesso. O projeto está na fase orçamentária e a pasta trabalha na captação de fonte de recursos para viabilizar o programa considerado a maior política pública do município voltada à mulher.

“Esse grande programa capitaneado pela primeira-dama Márcia Pinheiro mudou a história de Cuiabá. São mais de 5 mil pessoas, sendo 3,5 mil mulheres capacitadas, com certificado na mão disputando o mercado de trabalho, gerando sua própria renda e empregadas, graças a essa qualificação que oferecemos. E agora nosso objetivo é dar andamento mesmo com essa realidade atual”, revelou a secretária.

Inauguração

A principal ação da pasta será a entrega, prevista para a próxima semana, do Espaço de Acolhimento da Mulher, uma sala totalmente equipada e montada, situada no Hospital Municipal de Cuiabá, para o primeiro acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica.

A sala é um pedido da ativista Maria da Penha à primeira-dama Márcia Pinheiro, feito durante o evento realizado, na Capital, sobre os 13 anos da Lei nº 11.340, em 2019.

Ler Anterior

Pastor é denunciado pela filha por tortura física e psicológica

Leia em seguida

“Pinheiro será candidato e ponto final”, dispara presidente do MDB