Notícias de Última Hora :

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Cuiabá construirá laboratório em 45 dias

O prefeito Emanuel Pinheiro esteve na manhã desta segunda-feira (13), vistoriando o local onde será construído o Laboratório para Análise de Covid-19. A visita foi acompanhada pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto e de equipe técnica do Instituto Federal de Mato Grosso – campus Bela Vista, instituição parceira que fará uso da estrutura.

O laboratório será construído na modalidade modular, por isso a previsão é de que a estrutura esteja finalizada e pronta para uso em 45 dias, a partir do início das obras.

“Essa grande parceria, necessária em um momento como esse, que vem emprestar a credibilidade, o preparo técnico, qualificação profissional e acadêmica do campus Bela Vista do nosso IFMT, para uma parceria com a Prefeitura de Cuiabá para lutar pela vida. Como prefeito da capital eu vim para agradecê-los, para reconhecer o trabalho de vocês. O placar normal da COVD-19 é o placar de óbitos, mas e se fosse o placar da vida? Quantas vidas não foram salvas nas unidades de saúde, quantas não foram salvas graças aos testes feitos pelo IFMT? Nós precisamos mostrar também o placar da vida. Infelizmente, um óbito é demais, eu gostaria que não tivesse, trabalho para que não tenhamos mais nenhum óbito realizando parcerias como essa”, comentou o prefeito de Cuiabá.

O projeto é fruto de parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, Ministério Público, Instituto Federal de mato Grosso e deputado federal Emanuel Pinheiro Neto. A estrutura e terraplanagem, no valor de R$100 mil será ofertada pelo IFMT – campus Bela Vista. A instituição é quem vai operar o local, com sua equipe de profissionais voluntários.

“Esse projeto iniciou enquanto eu assistia televisão. Percebi que havia uma necessidade pelos testes. No mesmo dia a noite liguei para a professora Sandra, encaminhamos o projeto ao senhor prefeito, que comprou a ideia e tem nos ajudado desde então. Essa via de mão dupla de várias instituições tem sido muito significativa e nós queremos agradecer ao senhor por isso, dizer da nossa satisfação e nosso reconhecimento pelo trabalho que o senhor tem feito na nossa cidade. É um momento difícil, não é fácil, mas a gente percebe o seu compromisso e serenidade”, agradeceu o professor Deiver Alessandro Teixeira, diretor do IFMT – campus Bela Vista.

O Ministério Público Federal fará o investimento de R$ 1 milhão para custear o restante das obras. Já a Prefeitura de Cuiabá e o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto contribuirão com os equipamentos e aquisição dos kits para testagem.

“A gente sabe que hoje as capas das manchetes são sempre as tragédias. Mas aqui a gente encontra o avesso da situação, o lado bom do ser humano, mesmo correndo risco de saúde, mas agindo em favor da sociedade. Desde o início, quando os professores me convidaram para trabalhar e buscar os recursos para compra de equipamentos eu não me furtei, ainda mais sabendo que são voluntários. Então, eu queria somar a luta de vocês e parabenizar cada um, do fundo do coração, pelo ato de honra, de coragem e de espírito púbico em favor de Cuiabá, em favor de Mato Grosso”, disse o deputado Federa.

No novo laboratório serão realizados os testes de IgG e IgM que, diferente do exame RT-PCR já realizado no Campus, permite mensurar a quantidade de anticorpos do novo Coronavirus em amostras de sangue, sendo possível diagnosticar se o paciente tem ou já contraiu o vírus anteriormente.

Ler Anterior

’’Pandemia deixa uma lição: o Brasil precisa reduzir a burocracia”, diz senador

Leia em seguida

Chef desiste da carreira jurídica e aposta na culinária parisiense