Notícias de Última Hora :

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

Estado atende deputado Thiago e entrega 2 ambulâncias para Rondonópolis

Perda auditiva não tratada gera mais gastos com a saúde, diz pesquisa

Empresa de aparelhos auditivos faz atendimento humanizado a pacientes

Um baile de máscaras em meio à pandemia

quarta-feira, 3 de março de 2021

Bloco Resistência Democrática estreia atuação na AL com projeto de lei que prioriza ingresso de estudantes de MT à Unemat

Após o anúncio de ampliação e adesão de novos membros ao bloco parlamentar Resistência Democrática da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a líder e deputada estadual Janaina Riva (MDB), como primeira ação conjunta dos 10 deputados que compõe bloco, apresentou por lideranças partidárias, um projeto de lei que prevê a adoção de Bônus de Inclusão Regional na pontuação dos candidatos no processo seletivo excepcional, a ser feito pelo modo simplificado de seleção 2020/2, para o ingresso de novos acadêmicos, utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) das edições de 2017, 2018 e 2019 em substituição ao tradicional vestibular do segundo semestre, para ingresso nos cursos de graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).

“Esse projeto é a primeira ação conjunta da nova formação do bloco Resistência Democrática, por isso estamos apresentando via lideranças partidárias. Estamos atendendo o apelo de milhares de estudantes mato-grossenses que chegou até nós via redes sociais através de uma grande mobilização. Batalhamos muito pela Unemat e a exemplo do que já acontece em outros estados, os estudantes de Mato Grosso precisam ser prioridade caso o vestibular do segundo bimestre, em que era feita uma prova regionalizada, passe a ser exclusivamente pela avaliação do Enem. Ao trocar o tradicional vestibular de segundo semestre pelo processo simplificado a partir das notas do ENEM, a UNEMAT termina por anular essa diferenciação e manter as estatísticas colhidas nos vestibulares de primeiro semestre, nos quais cerca de 99% dos estudantes aprovados são de outros Estados da federação”, explicou a deputada Janaina ao discorrer sobre o teor do Projeto.

Consta do projeto de lei apresentado pelo bloco Resistência Democrática, em seu artigo primeiro, que para ingresso nos Cursos de Graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso – UNEMAT, por meio do processo seletivo excepcional, a ser feito pelo modo simplificado de seleção 2020/2, para o ingresso de novos acadêmicos, utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)  das edições de 2017, 2018 e 2019, em substituição ao tradicional vestibular do segundo semestre, deverá ser observado o disposto nesta Lei.

No artigo segundo fica estipulado que para o cálculo da nota final de classificação dos candidatos, será atribuído um bônus de inclusão regional de 20% na sua nota final do ENEM, que será obtida por uma média ponderada das notas das provas realizadas (provas objetivas e prova de redação), no respectivo processo seletivo, aos alunos que tenham cursado todo o ensino médio no Estado de Mato Grosso, em instituições públicas ou privadas, ou que comprovarem terem mantido domicílio há pelo menos 05 (cinco) anos ininterruptos no Estado de Mato Grosso ou que comprovarem terem mantido domicílio há pelo menos 10 (dez) anos intercalados, em Mato Grosso.

Segundo Janaina, a Unemat já sinalizou que pretende acatar a sugestão da Assembleia Legislativa. Ela revela que caso a universidade lance um edital ou portaria acatando a bonificação os parlamentares retirarão o projeto de lei da pauta de tramitação.

Bloco Resistência Democrática:

O bloco, até  então formado pelos deputados Janaina Riva (MDB), Lúdio Cabral (PT), Valdir Barranco (PT), Delegado Claudinei (PSL), João Batista (Pros) e Elizeu Nascimento (DC), ganhou a adesão dos deputados Paulo Araújo (PP), Doutor João José (MDB), Thiago Silva (MDB) e Allan Kardec (PDT).

 

Ler Anterior

TCE não vê irregularidades em contrato com TV para aulas EAD e arquiva processo

Leia em seguida

Com 40 novos leitos, Cuiabá zera fila de UTI para pacientes da COVID-19