Notícias de Última Hora :

Experiência única de recreação e entretenimento: Conheça o Escape60′

Fotógrafo vem a MT para ensaios que levantam autoestima de mulheres

Aparelho auditivo com “modo máscara” é alternativa que possibilita a comunicação com a proteção facial

Professora da UFMT recebe moção de aplausos em homenagem ao Dia do Contador

Escape 60′ oferece desconto para confraternização corporativa de fim de ano

Jogo de fuga cercado de desafios, mistérios e adrenalina: conheça o Escape60′

Feira gratuita ajuda jovens a cursarem faculdades fora do país

Municípios precisam de representatividade na Assembleia Legislativa

Dia do Estudante tem programação especial em escola de Cuiabá

Justiça reconhece que concessionária não é responsável solidária em processo de indenização por defeito de carro

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

TCEstudantil Virtual supera 5,3 mil acessos ao vivo no 1º semestre de 2020

Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), programas e projetos do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) precisaram se reinventar para manter a aproximação com cidadãos e gestores e o estímulo ao exercício da cidadania e do controle social, a partir das ações e decisões do controle externo, atividades desenvolvidas pela Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI) há 15 anos.

Com o TCEstudantil não foi diferente. As visitas presenciais de estudantes ao TCE-MT para acompanhar as sessões plenárias e dialogar com auditores e técnicos, realizadas desde 2006, foram transformadas com o lançamento da versão virtual do programa. A mudança exigiu esforços de ambas as partes, mas trouxe novas percepções em relação ao nível de interesse participativo, grau de maturidade dos diálogos e à adequada performance nas mídias sociais, posturas que impulsionaram o aumento de acessos e ampliaram a interação no primeiro semestre, chegando a 5.388 participações ao vivo nas sessões de estudantes de 60 municípios de Mato Grosso, de outros estados e até mesmo de fora do país.

Para a secretária da SAI, Cassyra Vuolo, transformar programas e atividades, que eram essencialmente presenciais, em ações virtuais, e manter o diálogo com diferentes públicos de interesse foi um grande desafio, mas a virtualidade veio para ficar. “A possibilidade de agregar valor, novos públicos, de chegar a vários lugares e ouvir várias pessoas ao mesmo tempo, independentemente da posição geográfica, foi um ganho para todos nós”, destacou.

Cassyra Vuolo ressaltou ainda que a criação do TCEstudantil Virtual foi necessária para que não houvesse um hiato naquilo que a secretaria vinha desenvolvendo há quase duas décadas. “Conseguimos manter a presença dos estudantes do nível médio e superior nas sessões e continuar cumprindo com nosso objetivo de tornar mais palpável o processo de assistir os julgamentos da Corte da Contas, dar a oportunidade de os estudantes conhecerem o processo de julgamento e vivenciarem no cotidiano o controle social”.

De acordo com a secretária, foi necessário encontrar uma nova forma de mobilização desses públicos e de trazer as sessões como um atrativo. “Mas descobrimos como fazer e hoje está ainda melhor. Analisamos as sessões e mobilizamos públicos direcionados a ela, pessoas que realmente vão usá-la no cotidiano e descobrimos uma coisa maravilhosa, os alunos nos assistem ao vivo e voltam a assistir ao vídeo da sessão depois”.

No primeiro semestre de 2020 foram realizadas sete edições do TCEstudantil, com mais de 9,2 mil acessos aos vídeos das sessões plenárias. A SAI emitiu 703 certificados, inclusive para estudantes de Campo Grande (MS), Ribeirão Preto (SP) e da Universidade de Aquino – UDABOL, localizada na Bolívia.

Foram 13 instituições da rede pública de ensino e 30 da rede privada e um total de 28 cursos técnicos do ensino médio e bacharelados. Além disso, outras instituições de Mato Grosso também participaram do TCEstudantil Virtual, programa que busca despertar a consciência cidadã entre estudantes, estimular o exercício da cidadania e do controle social utilizando as decisões e informações do TCE-MT.

Ler Anterior

Justiça aponta erro em criação e suspende CPI da Semob em Cuiabá

Leia em seguida

Estado abre licitação para pavimentação da MT-100