Notícias de Última Hora :

Experiência única de recreação e entretenimento: Conheça o Escape60′

Fotógrafo vem a MT para ensaios que levantam autoestima de mulheres

Aparelho auditivo com “modo máscara” é alternativa que possibilita a comunicação com a proteção facial

Professora da UFMT recebe moção de aplausos em homenagem ao Dia do Contador

Escape 60′ oferece desconto para confraternização corporativa de fim de ano

Jogo de fuga cercado de desafios, mistérios e adrenalina: conheça o Escape60′

Feira gratuita ajuda jovens a cursarem faculdades fora do país

Municípios precisam de representatividade na Assembleia Legislativa

Dia do Estudante tem programação especial em escola de Cuiabá

Justiça reconhece que concessionária não é responsável solidária em processo de indenização por defeito de carro

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

sábado, 16 de outubro de 2021

Decreto coloca salões de beleza e academias como serviços essenciais; deputada comemora

Nesta terça-feira(21), a deputada emedebista, Janaina Riva, comemorou em dois posts colocados em suas redes sociais e – ainda enviados pela sua assessoria pelo aplicativo WhatsApp -, a decisão do governador Mauro Mendes(DEM) de inserir uma alteração em decreto estadual já existente, academias de ginástica e salões de beleza, na classificação de serviços essenciais em Mato Grosso.

Seguindo decreto do governo federal, assinado há algum tempo pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

A alteração será publicada na próxima edição do Diário Oficial do Estado e, assim, garantir a retomada das duas atividades.

Após a publicação, oficializando a decisão, a reabertura das atividades poderão ser aplicadas pelo gestor municipal em cidades consideradas, inclusive, com risco alto ou muito alto para disseminação da covid-19.

Desta forma, em cidades, como Cuiabá e Várzea Grande, onde foi determinado pelo juiz José Luiz Leite Lindote que a quarentena permaneça até o dia 23 de julho, as duas atividades poderão voltar, em breve. A quarentena obrigatória nas duas cidades começou em 25 de junho.

De acordo com o governador, a alteração no decreto, incluindo as academias, salões de beleza e barbearias nesses segmentos de atividades essenciais, segue decreto do Governo Federal. Assim, eles poderão atender, desde que respeitadas todas as normas de precaução, higiene e distanciamento. “Nós decidimos fazer uma alteração no decreto, incluindo as academias, salões de beleza e barbearias nesses segmentos de atividades essenciais, conforme o decreto do Governo Federal. Assim, eles poderão atender, desde que respeitadas todas as normas de precaução, higiene e distanciamento. Lamentavelmente, a Covid-19 está perdurando e temos que nos adaptar a esta realidade, tomando todas as medidas necessárias. Essa medida foi tomada com o aval da Secretaria de Estado de Saúde e a pedido do nosso secretário interino de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado, e pela indicação dos nossos deputados da base”, afirmou o governador.

Com o decreto, a decisão de abertura ou fechamento de academias, salões de beleza e barbearias passará a ser de responsabilidade das prefeituras municipais, assim como a adoção das medidas restritivas de combate à propagação da Covid-19.

Nos posts, a deputada emedebista assegura – que em conversa com o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho -, ficou decidido pelo governador democrata, a retomada das duas atividades.

Em um deles ela aponta o retorno das academias. “Acabei de falar com o secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho e, o governador Mauro Mendes decidiu fazer como o Governo Federal e decretar as academias também como atividade essencial […] Agora cabe trabalharem com os prefeitos, mas por parte do Estado, um obstáculo a menos”.

E no outro, ela lembra que à exemplo do decreto federal, Mendes também inseriu os salões de beleza como atividade essencial.

“[…] À exemplo do decreto federal, o governador Mauro Mendes também colocou os salões de beleza como atividade essencial em Mato Grosso”. (Veja os vídeos na íntegra abaixo).

Ainda de acordo com o documento também são considerados serviços essenciais o exercício da advocacia, os serviços de contabilidade, os meios de hospedagem e a comercialização por meio virtual de produtos oriundos de atividades não essenciais, desde que a entrega seja efetuada exclusivamente por delivery.

 

Ler Anterior

Cuiabá começa distribuir o kit covid em 14 unidades de saúde; veja a lista

Leia em seguida

Bolsonaro volta a testar positivo para Covid-19 e segue em isolamento