Notícias de Última Hora :

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

Estado atende deputado Thiago e entrega 2 ambulâncias para Rondonópolis

Perda auditiva não tratada gera mais gastos com a saúde, diz pesquisa

Empresa de aparelhos auditivos faz atendimento humanizado a pacientes

Um baile de máscaras em meio à pandemia

sexta-feira, 5 de março de 2021

A vida é uma constante mudança

Sempre ouvi dizer que a vida é feita de escolhas e é verdade, eu concordo. E cada escolha tem uma consequência. Mas, já vivenciou algo que simplesmente aconteceu? Algo que nem deu tempo de escolher, porque simplesmente caiu no seu colo? A vida tem muito disso né, e por isso digo que estamos sempre em transformação. Sim, a vida é uma constante mudança.

As vezes quando você planeja tudo, arruma suas escolhas e decisões nos trilhos, vem algo e muda, faz uma bagunça total. E então, você tem que se readaptar para esse desencaixe. Mas, isso não significa que seja ruim, pode ser uma boa mudança para o agora ou para futuro. E o mais engraçado é que tem coisas nas nossas vidas que não conseguimos compreender o sentido de imediato, porque essa compreensão leva tempo, obviamente, mas a magia está em quando de repente você olha para trás e tudo se encaixa.

Tudo tem um princípio e um fim, e as coisas que ontem estavam, podem ser que amanhã desapareçam. Por um momento assusta, é claro, mas se aceitarmos que a vida é uma constante transformação, é possível levar tudo com mais tranquilidade.

Não somos estáticos, e é justamente isso que me leva a pensar que é muito importante aprender a fechar etapas ou histórias das nossas vidas, porque isso é viver: mudar-se, renovar-se, transpor-se.

Vale ressaltar, que ainda existe a parte conflituosa. A mudança constante gera incerteza, e essa incerteza dá medo. E tudo bem, termos esse sentimento. O desejo de controlar tudo, é do ser humano, porém precisamos aprender que a segurança não existe. Por mais que procuremos controlar os nossos mundos, haverá certas situações ou circunstâncias que acontecerão sem esperar e sem nenhuma maneira para modificá-las.

Como você define suas escolhas? Pensa demais? Age por impulso? Planeja tudo? Já pensou que planejar demais pode ser ruim? Questiono isso com propriedade, porque sou assim. Mas, e aí quando alguma coisa sai do seu controle?  Quando aparece uma surpresa, algo não esperado, o que você faz? Como se sente? Talvez, a melhor ideia para se ter é que está tudo bem. Você vai achar uma forma de solucionar essa surpresa e o mais importante é que seja com tranquilidade no coração. Afinal, a vida é assim, está sempre em transformação.

Tudo muda, tudo passa, tudo se reinventa. Estamos em uma mudança constante e também evoluímos como pessoas, não somos estáticos. A pessoa que você era ontem, já não é a mesma de agora.

Com certeza já ouviu a famosa frase do filósofo pré-socrático, Heráclito de Éfeso, “ninguém entra em um mesmo rio uma segunda vez, pois quando isso acontece já não se é o mesmo, assim como as águas já serão outras”. Certamente, tudo flui, nada persiste, nem permanece o mesmo que era antes. Você se adaptará a mudança cedo ou tarde, mas conseguirá isso muito mais cedo se aprender a administrar bem as suas ideias e pensamentos. Assuma, abrace e aceite as mudanças, faça delas parte de você e do seu mundo.

Te convido, agora, a fazer um exercício, voltar 10 anos atrás. Recorde seus sonhos, seu jeito de ser, seus medos e preocupações. Volte um pouco mais e relembre sua infância, quando você ainda era uma criança indefesa e tinha medos simples, como dormir no escuro.  Lembre-se disso com carinho. Olha que lindo, veja quantas coisas se passaram e você está aqui hoje. Superou muitas coisas e também conquistou outras. Você cresceu, sua opinião mudou, se tornou um homem ou uma mulher de fato. Soube lidar com tudo, cada detalhe à sua maneira.

Nesse contexto, trazendo para nossa realidade, tem muita gente que por causa da pandemia está passando por essas mudanças que não estavam previstas. Mas veja, vamos nos readaptando e crescendo com isso.  Sei que no calor do momento pode ser difícil, mas, tenhamos em mente que a mudança vem para nos fortalecer e que tudo vai dar certo. Às vezes no olho do furacão é difícil pensar nisso, mas não deixe nunca de acreditar que tudo vai dar certo.

Mais uma vez, trago apenas reflexões e não certezas absolutas, até porque a verdade de hoje, pode não ser a verdade de amanhã. Afinal, sim, a vida é uma constante transformação.

Escrito por: Fernanda Trindade

Jornalista em Cuiabá. 

Contato:trindade.jornalimo@gmail.com

Ler Anterior

Prefeito entrega reforma completa de escola tradicional em Cuiabá

Leia em seguida

MT chega a 1.700 óbitos e 47.045 infectados pelo novo coronavírus