Notícias de Última Hora :

Experiência única de recreação e entretenimento: Conheça o Escape60′

Fotógrafo vem a MT para ensaios que levantam autoestima de mulheres

Aparelho auditivo com “modo máscara” é alternativa que possibilita a comunicação com a proteção facial

Professora da UFMT recebe moção de aplausos em homenagem ao Dia do Contador

Escape 60′ oferece desconto para confraternização corporativa de fim de ano

Jogo de fuga cercado de desafios, mistérios e adrenalina: conheça o Escape60′

Feira gratuita ajuda jovens a cursarem faculdades fora do país

Municípios precisam de representatividade na Assembleia Legislativa

Dia do Estudante tem programação especial em escola de Cuiabá

Justiça reconhece que concessionária não é responsável solidária em processo de indenização por defeito de carro

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

janaína riva comemora implantação da Casa da Mulher Brasileira em MT

Depois de quatro anos de luta, a Casa da Mulher Brasileira, importante centro de apoio e atendimento à mulher vítima de violência, será implantada em Cuiabá. Em 2016, a deputada estadual Janaina Riva (MDB), trouxe o debate para a Capital em Audiência Pública na Assembleia Legislativa, com a presença da então secretária Especial de Políticas para Mulheres da Presidência da República, Fátima Lúcia Pelaes.

“A Casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres. Integra no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres como acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes. A Casa facilita o acesso aos serviços especializados para garantir condições de enfrentamento da violência, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica. É um passo definitivo da capital para o reconhecimento do direito de as mulheres viverem sem violência e é por isso que essa tem sido uma das minhas lutas”, afirmou a deputada.

Criada em 2013, a Casa da Mulher Brasileira faz parte do programa ‘Mulher Segura e Protegida’, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O maior diferencial da iniciativa é oferecer 24h por dia, em um único espaço, serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres.

Ao anunciar a instalação da Casa em Cuiabá na última semana, a secretária nacional de políticas para as mulheres do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Cristiane Britto, afirmou que a reformulação do projeto, realizada no ano passado, contribui para a expansão e o fortalecimento do atendimento a mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

“Estamos iniciando uma nova etapa no projeto da Casa da Mulher Brasileira, ao incluir novos formatos mais econômicos e viáveis. Isso permitirá uma implementação mais rápida e com custo mais adequado à realidade do país. O nosso objetivo é garantir atendimento humanizado em todas as regiões e essa será a primeira unidade no Mato Grosso”, afirmou Britto.

Como no governo passado o projeto de implantação da Casa da Mulher Brasileira infelizmente não saiu do papel, a deputada requereu novamente em 2019 o empenho da bancada federal de Mato Grosso no Congresso Nacional para viabilização de recursos para implementação em Cuiabá. Atento à demanda e sensível à causa, o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (PTB), destinou emendas no valor de R$ 1,5 milhão para a construção da instituição na capital mato-grossense. O restante do recurso é oriundo do governo federal.

“É preciso sensibilidade para enxergar e fazer algo com relação à crescente violência contra a mulher e feminicídios em Mato Grosso. Nesse aspecto agradeço ao deputado federal Emanuelzinho por ter atendido de pronto à esse chamado. A unidade de Cuiabá será construída em um espaço de 269 m². O lugar terá capacidade para oferecer os serviços de recepção e triagem da mulher em situação de violência, atendimento multidisciplinar, administrativo, espaço de convivência, brinquedoteca, espaço para equipe de psicólogas e assistência social. Além disso, a instalação terá uma área para receber advogadas e integrantes de serviços da rede especializada de atendimento a mulheres nessa situação”, comemorou.

Ler Anterior

Veja nomes de juízes que encabeçam lista para novas vagas no TJ

Leia em seguida

Proposta pede o ressarcimento do IPVA já pago pelos veículos de caráter escolar e turístico