Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano
O partido do Movimento Democrático Brasileiro de Mato Grosso (MDB/MT) pode quebrar paradigmas nesta eleição e lançar duas candidatas trans para o cargo de vereadora, em Diamantino e Paranatinga. Estas seriam as primeiras candidaturas de mulheres trans no estado. A informação foi confirmada pela presidente do MDB Mulher do estado, Singlair de Musis, ao Estadão Mato Grosso.
Andressa Lavínia será candidata em Diamantino
As candidatas são Lorrayne Bettega, em Paranatinga, e Andressa Lavínia, em Diamantino. Singlair acredita que as candidaturas serão bem recebidas pelos eleitores de ambas as cidades. “[Serão] muito bem recebidas. Na verdade, o MDB é tradicional, mas sempre inovando. Nós tivemos o Ulisses Guimarães que foi um inovador, um desbravador da política”, disse.
Ainda segundo Singlair, quando ninguém pensava que a mulher poderia estar na política, o partido já tinha um núcleo da mulher. Além disso, o partido lutou por mais inclusão das mulheres na política, sendo um dos defensores da lei que estabeleceu a reserva de 30% das candidaturas para as mulheres.
“O MDB reforça muito a igualdade, tanto da mulher, quanto a questão racial. Nós temos o MDB Racial. Não podemos ser diferentes, se você quer um mundo melhor, tem que ser igual e acho que nada melhor do que começar pelo partido. O partido que tem diferenças ele nunca vai poder chegar a um mundo melhor e nós damos todo apoio”, afirmou.
Ainda de acordo com a presidente, o partido dará todo apoio para as candidatas. “Não só elas, mas qualquer diversidade que quiser fazer política, quiser ajudar, venha para o MDB que sempre será bem recebido”, disse.
Lorrayne Bettega trabalha com eventos em Paranatinga
Ela disse também que o partido deve dar o exemplo à sociedade, incluindo as minorias entre seus filiados. “Nós não queremos ser mais nem melhor, queremos ser iguais. E elas, abraçamos elas, porque se o partido político não abraçar uma candidata trans, como a sociedade vai abraçar? Nós precisamos dar exemplo”, disse.
Por meio das redes sociais, a pré-candidata Lorrayne anunciou que será candidata. Natural de Erechim, no Rio Grande do Sul, ela vive no município há 39 anos de seus 40.
“É com muito orgulho que busco fazer parte desta bancada pois cresci aqui e tenho a visão do que precisamos. Nesses anos em Paranatinga, tive muitos trabalhos prestados na área social e de eventos, onde muitas famílias investiram e confiaram seus sonhos em minhas mãos, pois sempre honramos com os compromissos”, disse.