Notícias de Última Hora :

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

Estado atende deputado Thiago e entrega 2 ambulâncias para Rondonópolis

Perda auditiva não tratada gera mais gastos com a saúde, diz pesquisa

Empresa de aparelhos auditivos faz atendimento humanizado a pacientes

Um baile de máscaras em meio à pandemia

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Seciteci realiza debates virtuais para retomada da economia

Focada em planejar e executar ações voltadas a amenizar os impactos causados pela pandemia da Covid-19 em Mato Grosso, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizará, a partir desta sexta-feira (21), uma série de palestras e debates virtuais para tratar a retomada da economia, desenvolvimento regional, qualificação profissional e desempenho pedagógico pós-pandemia da Covid-19.

Os debates acontecerão dentro do Fórum Permanente do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), que além dos membros do CT&I, conta com a participação de empresas, entidades de fomento e desenvolvimento, instituições de ensino e ppoder público local.

De acordo com o secretário da Seciteci, Nilton Borgato, o objetivo principal é criar um espaço democrático para discutir sobre o ecossistema de inovação e ambientes de inovação, e assim promover o intercâmbio de ideias que possam ajudar o Estado a se reestruturar.

“Sabemos que os impactos foram imensos na economia, pois muitas empresas tiveram que se readequar, outras perderam capital, algumas infelizmente fecharam. Tivemos um aumento no índice de desemprego, queda no desempenho escolar, além dos grandes impactos causados na saúde e outros setores. Então, aproveitamos o fórum que já existia para ampliar a participação de outras secretarias do governo e entidades no intuito de debater ações que possam ser implementadas no período pós-pandêmico”, afirma.

Segundo a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lectícia Figueiredo, estas discussões sobre os impactos em Mato Grosso poderão ajudar a pensar em iniciativas eficientes que ajudem o Estado a se recuperar social e economicamente.

“Vamos criar um processo de cooperação entre estas entidades envolvidas e o governo para fins de formação de posicionamento sobre o tema e, dessa forma, compartilhar informações para promover estratégias, ações e políticas públicas que possam ser adotadas pelo Estado”, explica.

O superintendente de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Aryeh Craveiro, ressalta que alguns setores vão pontuar quais foram os principais impactos da pandemia e como poderão retomar as atividades de forma gradual e segura.

“Nestes encontros virtuais iremos abordar quais os impactos causados em alguns setores, como eles enfrentaram estes desafios e quais as estratégias adotadas por estes segmentos para o enfretamento deste cenário. Desta forma, poderemos criar novas estratégias e opções para a gestão governamental”, diz.

Após a sistematização deste fórum em um plano estratégico de ações, será entregue um documento formal para a Seplag avaliar a possibilidade de transformar este conteúdo em um programa de governo, para a retomada das ações de políticas públicas após a pandemia.

Entre os dias 21 a 28 de agosto terá uma série de webinars (seminários virtuais), para falar do cenário nacional pós-pandêmico no intuito de subsidiar discussões sobre os seguintes eixos: ciência, tecnologia e inovação; economia; social e educação profissional e superior.

Dos dias 1 a 25 de setembro haverá uma série de oficinas virtuais para tratar da construção do cenário do Estado, identificação de desafios compartilhados, construção de iniciativas estratégicas e elaboração do plano de ação pós-pandemia.

Participam da iniciativa as Secretarias de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Desenvolvimento Econômico (Sedec), Assistência Social e Cidadania (Setasc) e Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI).

Além disso, algumas instituições apoiam o evento, como a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Univag, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio), Sebrae, Conselho Regional de Administração (CRA-MT), Senai, Senac e Câmara de Comércio e Indústria Brasil Portugal de Mato Grosso.

Ler Anterior

Apenas um terço dos partidos estão aptos a receber recursos do Fundo Eleitoral

Leia em seguida

APROVADA LEI QUE DISPENSA LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE ADVOGADO