Notícias de Última Hora :

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Presidente da AL destaca trabalho da Empaer pelo fomento da agricultura familiar

Em defesa da valorização da agricultura familiar, setor que abastece boa parte da alimentação da população, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), assegurou medidas enérgicas pela manutenção e fortalecimento da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural – Empaer, responsável pela assistência dos pequenos produtores.

Botelho, que está de licença e retomará as atividades parlamentares na próxima semana, disse que a ALMT está engajada nessa luta. E anunciou a liberação de convênio entre a ALMT e Empaer para investir R$ 300 mil em mudas de plantas que abastecerão todo o setor no estado.

Nesta semana, representantes da agricultura familiar estiveram na Presidência da Casa de Leis e levaram cestas com 64 produtos de 37 municípios para apresentar aos deputados um pouco do trabalho desses pequenos produtores.

Recepcionados pelo presidente interino, deputado João Batista do Sindspen (PROS), o presidente interino do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Pública de Mato Grosso – Sinterp-MT, Gilmar Brunetto reforçou a importância de apoio dos parlamentares à liberação de linhas de crédito para o setor.

“Trouxemos aqui exemplos do que a agricultura familiar produz. Para isso, queremos continuar contando com o seu apoio [Botelho] e dos deputados para que a agricultura familiar tenha orçamento digno, via SEAF [Secretaria Estadual de Agricultura Familiar], para que possamos levar tecnologia, pesquisa e atender a área social que é muito carente. Contamos com o seu apoio e intermédio junto ao governo para que tenhamos um orçamento digno para trabalharmos”, disse Brunetto.

Denise Gutierres, diretora do Sinterp, disse que os produtos servem para demonstrar que é possível produzir em Mato Grosso, basta um pouco de investimentos do estado. “São produtos in natura e processados, todos com excelente qualidade atendendo a condição de alimentos seguros, saudáveis e garantindo a sustentabilidade. Contamos com o seu apoio presidente Botelho”.

Em vídeo, Botelho destacou o convênio, que resultará na distribuição de mudas aos pequenos produtores e reafirmou o compromisso de defender a Empaer mais eficiente e valorizada.

“Firmamos o convênio entre a Assembleia Legislativa e Empaer para repassar R$ 300 mil para investir na produção de mudas e atender Cuiabá, Várzea Grande, todo estado. Agora, trabalhamos para ter uma Empaer diferente, mais enxuta e que consiga realizar o mesmo feito lá atrás. Porque ela foi importante demais para Mato Grosso. Praticamente tudo que temos aqui foi a Empaer que começou. A soja quem começou trabalhando foi a Empaer. Então, não podemos esquecer disso e temos que fazê-la a voltar a ser forte como sempre foi. Atendendo o pequeno produtor, dando assistência aqueles que não têm condições de contratar agrônomos e veterinários, ela vai lá e faz todo esse trabalho. Estamos juntos defendendo a continuidade, mas também uma Empaer mais enxuta e mais produtiva”, afirmou Botelho.

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Ler Anterior

PF monitorou aniversário com show de Bruno e Marrone em “pousada do pó” no Manso

Leia em seguida

Moradores recebem alimentos e cobertores