Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano
O senador Jayme Campos (DEM) lamentou os incêndios no Pantanal mato-grossense e afirmou que existe uma pobreza de recursos e falta de interesse no enfrentamento das chamas. Para o parlamentar é necessária uma força-tarefa por parte dos governos federal, estadual e até mesmo das prefeituras.
“Eu acho que tem que disponibilizar todos os meios do governo federal, estadual e se possível das prefeituras. Porque o que eu vi aqui é uma verdadeira pobreza de recursos para enfrentamento. São 2,2 milhões de hectares que queimaram, que trouxe sérios problemas não só ambientais, mas para a saúde pública, para a população. Eu fico muito preocupado de ver que nesse exato momento precisa ter mais presença dos governos aqui, destinação não só de mão de obra, mas de equipamentos suficientes”, destacou.
Na última quarta-feira (16), a União anunciou que ajudará com R$ 10 milhões para a compra de diversos equipamentos, enquanto o governo estadual já disponibilizou mais de R$ 22 milhões no combate aos incêndios.
Entretanto, Jayme acredita que o recurso do governo federal é insuficiente para combater a tragédia ambiental, devido à extensão da área do Pantanal. Para o político, existe uma falta de interesse, também do governo do Estado, no tema.
“É insuficiente, na medida que aqui a área é gigantesca. Só em termos de equipamentos que precisamos, aeronaves, material humano, alimentação, remédios para atender os animais sai do recurso […] Nós temos o privilégio de ter aqui três ecossistemas, o Pantanal, o Cerrado e a Floresta [Amazônia]. Eu acho que está faltando um pouco de interesse, sobretudo do próprio governo federal, através dos órgãos competentes. Pouca intervenção do próprio governo do estado, e as prefeituras não têm capacidade para fazer esse enfrentamento”, criticou.