Notícias de Última Hora :

Experiência única de recreação e entretenimento: Conheça o Escape60′

Fotógrafo vem a MT para ensaios que levantam autoestima de mulheres

Aparelho auditivo com “modo máscara” é alternativa que possibilita a comunicação com a proteção facial

Professora da UFMT recebe moção de aplausos em homenagem ao Dia do Contador

Escape 60′ oferece desconto para confraternização corporativa de fim de ano

Jogo de fuga cercado de desafios, mistérios e adrenalina: conheça o Escape60′

Feira gratuita ajuda jovens a cursarem faculdades fora do país

Municípios precisam de representatividade na Assembleia Legislativa

Dia do Estudante tem programação especial em escola de Cuiabá

Justiça reconhece que concessionária não é responsável solidária em processo de indenização por defeito de carro

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

sábado, 16 de outubro de 2021

VG realizará ações de enfrentamento ao câncer de Mama no dia 1º de outubro

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Saúde, terá programação especial e diferenciada durante a celebração do Outubro Rosa 2020. Devido à pandemia da Covid-19, a abertura oficial programada para acontecer no dia 1º de outubro, será realizada de acordo com todos os protocolos de biosegurança, com o distanciamento entre as pessoas, uso de álcool em gel e máscara facial.

A ação será um momento para discutir sobre a importância das ações de prevenção e promoção à saúde da mulher no Município em tempos de pandemia e objetivando  estimular a importância de se fazer anualmente a monografia e desta forma, se obter um diagnóstico precoce do câncer de mama, preservando a integridade e a saúde da mulher.

O evento acontece em frente ao Paço Couto Magalhães a partir das 17h30 e não haverá neste ano o Abraço Rosa. Na programação haverá momentos de reflexão e depoimentos, além da apresentação cultural com alunos da Escola Municipal de Educação Básica Professora Salvelina Ferreira da Silva, do Coral dos Funcionários da Prefeitura Municipal de Várzea Grande, da Banda Municipal e desempenho do Projeto Social Caderno II.

Será um ato de solidariedade às pessoas que fazem o tratamento da doença, e o alerta para que um número maior de mulheres façam exames preliminares e que estão disponíveis no município durante todo o ano.

Para a prefeita Lucimar Sacre de Campos, o Outubro Rosa se tornou uma bandeira de luta e um ato importante não somente pelo simbolismo do mês de outubro, mas por causa do incentivo de diversas ações que promovem o alerta à população sobre essa questão da saúde da mulher, além da abertura na Rede SUS do município na atenção especial às mulheres com mais exames preventivos e de diagnóstico da doença, e na própria Rede SUS  se diagnosticar a doença imediatamente a paciente será  encaminhada para o tratamento.

“Infelizmente ainda há muitas mulheres que desconhecem as ações preventivas contra o câncer de mama e do colo de útero, por isso é importante que sejam feitos movimentos para que o maior número de mulheres sejam informadas e que saibam que a prevenção pode salvar muitas vidas, e que no município existe uma Rede Organizada para atendimento e diagnóstico, e a disponibilização de exames preventivos”, afincou a prefeita..

O secretário municipal de Saúde, Diógenes Marcondes informa que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) terão uma programação exclusiva de segunda à sexta-feira, com atividades educativas sobre o tema, além de exames e coletas de preventivos, autoexame da mama, solicitação de mamografia, consultas médicas, educação em saúde, rastreamento do câncer de mama e informações para o público feminino.

“Mas para que não haja aglomeração nas unidades de saúde, haverá agendamento para as participantes de cada bairro, tanto para o acesso aos exames quanto para as palestras educativas. Cada Unidade adotará a melhor estratégia, para evitar aglomeração, e as participantes deverão usar máscara facial”.

Programação

Em todas as unidades haverá exames disponíveis e palestras educativas e informativas. No dia 2 de outubro a Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Isabel, inicia às atividades. A programação segue no 5 de outubro na Unidade de Saúde do bairro Marajoara no período da manhã . Já no mesmo dia no período vespertino as atividades acontecerão no Centro de Saúde da Cohab do Cristo Rei

No dia 6 as ações acontecem na Policlínica do bairro 24 de Dezembro. No dia 7 na Policlínica do Cristo Rei. Dia 8 UBS do Jardim Glória; dia 9 no UBS do Parque do Lago; dia 13 no UBS do Água Limpa; dia 14 no UBS do Ouro Verde; dia 15 no UBS do Nossa Senhora da Guia; dia 16 no UBS da Passagem da Conceição; dia 19 na USF Água Vermelha; dia 20 na USF do Aurília Curvo; dia 21 no USF do Capão Grande; dia 22 USF do Manaíra; dia 23 USF da Manga; 27 USF do São Mateus; 28 no USF do Souza Lima, 29 no USF do Unipark e no dia 30 no USF da Vila São João.

Histórico

O mês de outubro é mundialmente conhecido como Outubro Rosa e é a realização de uma promessa. Nos Estados Unidos, Suzan G. Komen foi vítima do câncer de mama na década de 80. Sua irmã, Nancy Brinker prometeu seguir adiante com a batalha contra o câncer de mama, e foi a responsável pela criação da Ong Susan G.Komen for the Cure. O berço da criação do laço rosa, da corrida pela cura e do Outubro Rosa.

Atualmente, a Ong é reconhecida mundialmente e é considerada a mais importante nos Estados Unidos no combate ao câncer de mama. Atua em mais de 60 países auxiliando nas pesquisas, divulgação de saúde comunitária e programas especiais.

No Brasil a campanha Outubro Rosa é realizada desde 2002. O objetivo da campanha é alertar as mulheres e a sociedade em geral, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em 2011, a campanha passou a abordar sobre o câncer de colo do útero. Já o primeiro monumento a receber as luzes rosa foi o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo de ano de 2002.

Ler Anterior

Homem quebra braço de esposa e joga telha em amiga em MT

Leia em seguida

‘Bati com força, foi um tapa bem dado’, diz mulher