Notícias de Última Hora :

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

Estado atende deputado Thiago e entrega 2 ambulâncias para Rondonópolis

Perda auditiva não tratada gera mais gastos com a saúde, diz pesquisa

Empresa de aparelhos auditivos faz atendimento humanizado a pacientes

Um baile de máscaras em meio à pandemia

Empresa de aparelhos auditivos atende pacientes em domicílio durante pandemia

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Terceiro voto

Vivemos hoje, momentos diferenciados na política municipal 2020; momento em que, os eleitores brasileiros irão às urnas no dia 15 de novembro, para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, ocorrendo neste pleito, mudanças substanciais no momento da votação, em função da pandemia viral.

Uso de máscara – obrigatório (quem chegar ao local de votação com o rosto descoberto poderá ser barrado na entrada).

Álcool gel – eleitor deverá passar álcool em gel nas mãos antes e depois de votar.

Horário de votação – o período de votação foi ampliado. Será das 7h às 17h, com horário preferencial de 7h às 10h para maiores de 60 anos.

Caneta – O TSE recomenda aos eleitores que levem a própria caneta para assinar o caderno de votações e que o eleitor permaneça pelo tempo mínimo necessário na seção.

O estado de Mato Grosso, vive um caso atípico em relação às eleições 2020, momento em que, além de escolhermos:  prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, estaremos também, votando em um Senador da República , pela  vacância deixada pela ex-senadora Selma Arruda, cassada pelo  TSE (Tribunal Superior  Eleitoral), por 6 votos a 1, pela prática de  caixa dois.

Obviamente, se levarmos em consideração parte da capital mato-grossense, assim como alguns municípios mais populosos do Estado, e com maior  densidade eleitoral, estes por certo deverão ter maior  conhecimento e entendimento, sobre a vacância do cargo para o Senado Federal, e  por conseguinte, irão entender que  acontecerá concomitantemente as eleições  municipais 2020; uma    votação suplementar para o cargo em vacância de Senatoria, com três dígitos.

Pode parecer chover no molhado a minha narrativa, porém não é, haja vista, o meu deslocamento para  o distrito da Guia, posteriormente desloquei-me  para o município de  Acorizal, cidade pacata e ordeira, porém pela distância da capital e pela falta de informação e divulgação, com relação a vacância do cargo de senatoria, percebe-se claramente, que a maioria das pessoas desconhecem a existência de um terceiro voto, para o Senado.

Dentre os 11 postulantes ao cargo para o Senado, pelo o andar da carruagem, 5 nomes estão sobressaindo e polarizando entre si.

Tomado como base, as pesquisas realizadas pelos institutos, Olhar Dados e depois pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), nas quais, aparecem: o emergente sargento Elizeu Nascimento (DC), Procurador Mauro (PSOL), Carlos Fávaro (PSD), Nilson Leitão (PSDB), Pedro Taques (Solidariedade).

Os nomes colocados, não estão em ordem de classificação, até porque, já existe a previsão da liberação de uma nova pesquisa (IBOPE), que será divulgada na sexta-feira (30). Sabemos, que a disposição na classificação dos nomes poderá sofrer alterações ou não, pela volatilidade das mesmas.

Os candidatos em destaque até então, cada qual com suas peculiaridades. O  procurador Mauro (PSOL), conhecido como candidato pula-pula, por só se apresentar de dois em dois anos para eleição, até o momento disputou 7 e perdeu todas, outro postulante Carlos Fávaro (PSD), na condição de interino ao Senado, votou pela (PEC) da vergonha, reeleição de Rodrigo  Maia (DEM), conhecido também como ‘Botafogo’ e Alcolumbre  (Democratas).

Outro postulante ao cargo, Nilson Leitão (PSDB), apresenta perfil “político profissional”, defensor ferrenho do agronegócio, faz parte da velha política no Estado, da mesma linhagem do Fávaro. Outro postulante, Pedro Taques (Solidariedade), paira sobre sua cabeça, a questão da “Grampolândia Pantaneira”, teve sua candidatura indeferida, em decisão unânime do pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TER-MT), na segunda-feira (26), (cabe recurso), porém já complica sua candidatura.

Finalmente o último ranqueado, sargento Elizeu Nascimento (DC), com um perfil municipalista, voltado principalmente às causas sociais, com uma trajetória, marcada por profundas superações, nas quais,  sua história de vida se confunde com  sua atuação no parlamento estadual,  tendo como caraterística principal, a exacerbação na defesa do bairro que o projetou à vida pública, Altos da Serra e demais bairros periféricos. Por ser originário da gloriosa Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, destina parte de suas emendas parlamentares, a gloriosa instituição.

Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo

0 Reviews

Write a Review

Ler Anterior

Leitão diz ter apoio de 100 candidatos a prefeito e vice em MT

Leia em seguida

Kalil destaca apoio de 6 da bancada federal de MT