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domingo, 1 de agosto de 2021

Deputados aprovam pedido de Mauro para trocar o VLT pelo BRT

Apenas os petistas Lúdio e Barranco não concordam com a decisão do governador e questionaram a falta de consultas

Os deputados estaduais aprovaram, em primeira votação, durante sessão extraordinária na manhã desta quarta-feira (06), a Mensagem de nº. 173 do Governo do Estado permite o governador Mauro Mendes (DEM) trocar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), movido à eletricidade, no contrato de financiamentos com a Caixa Econômica Federal (CEF) autorizado pela Assembleia Legislativa.

Apenas os deputados Lúdio Cabral e Valdir Barranco, ambos do PT, votaram contra. Ao fazer uso do Plenário, Lúdio pediu que a Assembleia não aprovasse o requerimento do governador Mauro Mendes (DEM) em razão de ele ter decidido a troca de modal sem “qualquer tipo de diálogo ou consulta” com os prefeitos de Cuiabá e Várzea Grande, Câmaras Municipais e técnicos em mobilidade urbana.

Barranco defendeu que antes de qualquer decisão o assunto deveria ser debatido em uma audiência pública e que, neste caso, “os deputados deveriam ajudar a decidir sobre a troca”.

O deputado Wilson Santos (PSDB), que foi prefeito de Cuiabá e secretário estadual de Cidades quando o modal estava sob comando da Pasta, apoiou a mudança e falou em “grande acerto” do governador.

A Mensagem do Executivo, que acrescenta o dispositivo pela mudança do modal à Lei 9.647/2011, pediu ao Legislativo “apreciação em regime de urgência e urgentíssima” e, após discussão e primeira votação no Parlamento, segue para a segunda votação em sessão convocada pelo presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM).

O governador Mauro Mendes (DEM) pede que os deputados autorizem a alteração no contrato firmado com a Caixa “para prever o BRT movido a eletricidade como alternativa ao VLT”, que no contrato original prevê o financiamento apenas destinado ao modal VLT.

No dia 21 de dezembro de 2020, o chefe do executivo estadual anunciou a decisão de desistir do VLT e optar pela construção do BRT.

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