Notícias de Última Hora :

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

sábado, 19 de junho de 2021

Secretário diz que doses de vacinas recebidas pelo estado são insuficientes

O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, afirmou que as doses que o estado recebeu até agora são insuficientes para atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. O plano inicial estima vacinar 25% da população de Mato Grosso até o fim da campanha.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), até agora, o estado recebeu 167,6 mil doses da CoronaVac e 45 mil AstraZeneca/Oxford para a imunização dos grupos da primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Covid-19. O número total de vacinados até agora no estado representa pouco mais de 2% da população mato-grossense, que é de 3,5 milhões de pessoas. “O problema não é vacinar, é ter vacinas. Nenhum estado está satisfeito com o fluxo de doses encaminhadas é tão pouco com o percentual de cobertura da população”, disse o secretário.

Segundo Gilberto, o estado tem 800 salas de imunização. O governo está fazendo uma análise para verificar se outros estados estão recebendo proporções maiores de doses em comparação com Mato Grosso. “O ritmo de vacinação está ligado ao número de doses recebidos. Nossa estrutura de logística é a mesma para levar 10 mil ou 30 mil doses até um município. O custo acaba sendo o mesmo”,e explicou.

Nessa terça-feira (23), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu autorizar estados e municípios a comprar e a distribuir vacinas contra a Covid-19. A permissão valerá caso o governo federal não cumpra o Plano Nacional de Imunização ou caso as doses previstas no documento sejam insuficientes. “A partir do momento em que o Ministério da Saúde assegurar que haverá doses suficientes para atingir 50% do público estabelecidos, Mato Grosso vai cumprir essa meta. Estamos fazendo um esforço para que o estado faça a aquisição adicional ao plano nacional, porque se depender só desse plano não vamos ter uma cobertura superior ”, afirmou.

De acordo com o secretário, o governo estuda a possibilidade de comprar vacinas adicionais por conta própria. “Com essas aprovações do STF cria-se um cenário mais positivo. Nós continuamos empenhados para que, dentro da legislação, possamos fazer a aquisição de mais doses”, disse.

Ainda nesta semana, o estado deve receber 11,8 mil doses da vacina Coronavac que serão utilizadas como primeira e segunda aplicação. A secretaria afirma que ainda não tem previsão da data da chegada dessas doses da Coronavac.

Com a vacinação restrita desde a semana passada por causa da falta de vacinas, a Secretaria de Saúde de Cuiabá disse que vai retomar a vacinação dos grupos prioritários que estava comprometida. No entanto, vai depender da quantidade recebida, já que são pouco mais de 32 mil doses para ser distribuídas entre os 141 municípios.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quarta-feira (24), 246.469 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 5.716 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (52.822), Rondonópolis (18.741), Várzea Grande (15.622), Sinop (12.667), Sorriso (10.225), Tangará da Serra (9.903), Lucas do Rio Verde (9.256), Primavera do Leste (7.290), Cáceres (5.485) e Nova Mutum (5.037).

Ler Anterior

A vitória das mulheres nas urnas em 2020

Leia em seguida

Grávida é picada por filhote de jararaca enquanto estendia roupa em varal