Notícias de Última Hora :

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

sábado, 19 de junho de 2021

VG impõe decreto mais rígido, com toque de recolher e redução de expediente dos servidores

Prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), baixou decreto no início da noite desta terça (2), impondo regras de controle do coronavírus, logo após o correligionário, prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, fazer o mesmo. As regras de VG são um pouco mais rígidas do que da Capital. Toque de recolher das 21h às 5h, bares e afins fechados às 19h, mas mantém aulas em modelo híbrido, parte presencial, parte online. Quanto à multa a ser aplicada a infratores, o município informa que vai acompanhar a proposição do Governo.

Baracat ressaltou que, de acordo com previsões epidemiológicas e a rede hospitalar disponível, nas próximas horas vai esgotar a capacidade de atendimento, “o que pode levar vidas a serem ceifadas por ausência de atendimento médico”.

“Sob o meu comando a Prefeitura de Várzea Grande não pode e não vai esmorecer no combate à Covid-19”, disse o prefeito, em nota informativa.
Segundo Baracat, este decreto é uma decisão norteada pelo Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid19), com a participação de vereadores, representantes do comércio e da indústria.

O prefeito de VG prorrogou por 60 dias a “situação de emergência”, que acelera medidas legais e favorece acesso a serviços, caso sejam necessários.
Ele limitou o funcionamento de todos os serviços não essenciais – em especial, bares, restaurantes, conveniências, shopping center – até às 19 horas de segunda a sábado. Depois disso, devem estar fechados. Só delivery pode seguir atendendo até às 23h. Drive Thru segue as regras de bares, só até as 19h.
Setor jurídico da Prefeitura de VG analisa possibilidade de cassar alvará de estabelecimentos reincidentes em infração.

“Essas medidas buscam controlar aglomerações em estabelecimentos que não respeitam as regras do distanciamento social, do uso de máscara e álcool em gel e mesmo permitindo a realização particular de eventos sociais (festas) elas acontecerão limitadas a 50 pessoas e 30% da capacidade local, ou seja, se no espaço cabem 100 pessoas, o limite será de 30% ou 30 pessoas”, explicou o presidente do Comitê de Enfrentamento, secretário Silvio Fidélis.

Entre as medidas mais restritivas também estão o fechamento de todas as áreas públicas de lazer como todos os parques, praças, quadras de esporte, ginásios, VIA 31, Espaços FIT e todos os demais que partam do princípio de uso da coletividade, que são áreas onde foram apontados diversos problemas de aglomeração.

Sobre as aulas decreto mantém online na rede privada, mas agora em março já podem ser híbridas, com 50% da capacidade das salas ou até 15 alunos. Ensino infantil vai todo para remoto. Se até 5 de abril, os números da pandemia melhorarem passará também ao híbrido.

Quanto aos servidores públicos municipais, o expediente com atendimento ao público será das 8 horas até as 13 horas (e nãos às 17h, como atualmente), promovendo revezamento entre aqueles que não se enquadram no grupo de risco, que estão dispensados para trabalhar em home office.

O presidente do Comitê de Enfrentamento, Silvio Fidélis, ressaltou que apesar de seguir na quase totalidade o decreto do governador Mauro Mendes, Várzea Grande flexibilizou, por experiências vivenciadas ao longo do ano passado, algumas medidas, como permitir o funcionamento de supermercados e mercados nos sábados até as 19 horas e não como o Estado que determinou o fechamento até ao meio-dia.

“Também permitimos que as Igrejas e templos possam funcionar até as 20 horas, ou seja, uma hora antes de iniciar o toque de recolher, que vai das 21 horas até as 5 horas da manhã do dia subsequente”, detalha.

Outra mudança, segundo Fidélis, foi permitir que se antecipasse em duas horas a abertura do shopping center, das 8 horas até as 19 horas de segunda a sexta-feira e no sábado das 8 horas as 12 horas, mas podendo estender a praça de alimentação até as 15 horas e os serviços de delivery para restaurantes, bares, lanchonetes, sem atendimento pessoal até as 23 horas.

Ler Anterior

Emanuel anuncia novo decreto com toque de recolher e veta funcionamento de casas de shows e boates

Leia em seguida

Primavera do Leste atualiza decreto e suspende funcionamento do comércio às 19h e toque de recolher a partir de 21h, entre outras restrições