Notícias de Última Hora :

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

quarta-feira, 23 de junho de 2021

Emanuel anuncia abertura de 79 leitos ainda nesta semana; São Benedito será exclusivo para Covid-19

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou, na tarde desta terça-feira (9), que irá abrir 20 leitos em Unidade de Terapia Intensiva e 59 em enfermarias, como forma de tentar atender aos pacientes infectados pelo novo coronavírus (Covid-19). A medida vem em convergência com as ‘etapas’ de luta contra a doença que o prefeito anunciou na última segunda-feira (8)

Nas enfermarias, serão 19 novos leitos no Pronto Socorro e 40 no hospital São Benedito a partir de sexta-feira (12), e 40 no Hospital Militar (ainda sem data). O total será de 205 leitos a partir de sexta-feira (12).

Já os leitos de UTI serão 20 novos leitos no Hospital São Benedito. Com isso, o total de leitos chegará a 155. A meta, segundo Emanuel, é ter 400 leitos, sendo 245 de enfermarias e 155 leitos de UTI exclusivos para Covid. A partir desta semana já haverá 205 leitos de enfermaria e os 155 de UTI, somente para pacientes com o novo coronavírus.

O Hospital São Benedito se tornará, então, exclusivo para atendimento de pacientes com Covid-19. Em Cuiabá, o único hospital público que não será para este atendimento segue sendo o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

Para o atendimento secundário, a UPA verdão, a Unidade de Referência (antigo Pronto Socorro) e, agora, a policlínica do Verdão também serão exclusivos para Covid-19, assim como a UPA Paschoal Ramos.

“Estaremos apresentando nosso cronograma de ampliação de leitos. Cuiabá vem segurando a saúde do estado nas costas, Covid e não Covid. Não Covid faz tempo. Cuiabá está se desdobrando sozinha, sem apoio financeiro nem do governo estadual nem do governo federal”, afirmou Emanuel.

“Nós estamos ampliando para salvar vidas, principalmente focando nos casos leves e moderados, para evitar que agrave a doença e a pessoa saia de uma enfermaria, de um atendimento preliminar e o cidadão tenha que ir para uma UTI, onde a situação se agrava”, completou. Participaram da reunião a secretária de saúde Ozenira Félix, o secretário adjunto de atenção secundária Paulo Felipe Costa e o vereador pastor Jeferson (PSD).

Situação atualSegundo dados da manhã desta terça-feira (9), dos 135 leitos de UTI disponíveis na capital, 114 estão ocupados. Destes, 44,4% são ocupados por pessoas do interior. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, são 23 pessoas que moram em Várzea Grande e 37 pacientes oriundos de 25 municípios diferentes.

Com a chegada da segunda onda da pandemia do coronavírus, esta situação ficou ainda mais evidente. Em relação aos leitos de enfermaria, dos 77 existentes no Hospital Referência, 45 estão ocupados hoje. São 26 pacientes de Cuiabá e 19 de cidades do interior, sendo 5 pacientes de Várzea Grande e o restante de 12 municípios diferentes.

Ler Anterior

Eduardo Costa dá detalhes sobre briga com Leonardo

Leia em seguida

PRF apreende 38 quilos de cocaína em MT