Notícias de Última Hora :

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

sábado, 19 de junho de 2021

Presidente do Conselho de Atenção à Diversidade Sexual aponta violência e falta de emprego aos LGBTIQ+

Presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual de Cuiabá e ativista, Valdomiro Arruda, aponta que, infelizmente há ainda muita violência e falta de emprego à comunidade LGBT+ (Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais).

Nesta quinta-feira (25) comemora-se o Dia Nacional do Orgulho LGBT+, que celebra a diversidade de gênero e sexualidade.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Combate aos Crimes de Homofobia (GECCH), crimes contra pessoas LGBT+ tiveram um aumento de 109% entre janeiro e novembro de 2020.

Apesar da redução de 33% dos homicídios em relação à 2019, os dados podem apresentar uma subnotificação, já que muitas vezes as vítimas não registram boletins de ocorrência.

Em meio a um cenário marcado por violências

ue o órgão tem atuado para buscar políticas públicas que visem incluir a população e garantir a manutenção de direitos. “O Conselho é um órgão que contribuiu para construção e efetivação de políticas públicas no município. O Conselho é uma porta aberta, estamos muito atuantes com as secretarias e agora com a Câmara de Cuiabá, buscamos esse diálogo constante para desenvolver um trabalho interdisciplinar […] precisamos de politicos que ouve e atende a todos, independentemente de raça, cor ou gênero […] a comunidade gay precisa ser ouvida”, frisou.

O relatório anual do Grupo Gay de Mato Grosso (GGMT), publicado em 2020, aponta que 329 pessoas LGBTQI + foram vítimas de morte violenta no Brasil em 2019 (entre assassinatos e suicídios), o que significa uma morte violenta a cada 26 horas. “Esses números garantem no país o triste título de campeão mundial de crimes contra minorias sexuais: mais de metade das pessoas LGBTQI + mortas em o mundo mora no Brasil”, disse Valdomiro

Em meio à pandemia de Covid-19 e ao isolamento social, a psicóloga ressalta que as atividades seguem funcionando às portas abertas, para pessoas que possam precisar de auxílio.

“Apesar da pandemia, ainda que de forma remota e algumas vezes presencial, o Conselho está de portas abertas. O Conselho está aberto para receber a população, que muitas vezes não sabe quais são os seus direitos e o que te ampara. Nós estamos lá e estamos em pleno funcionamento”, explicou.

O CMADS funciona na Casa dos Conselhos, entre às 8h e 18h, na Avenida Dom Aquino, 184, no bairro Dom Aquino. Em relação ao trabalho com o Executivo, a vice-presidente do Conselho pontua que existe uma abertura por parte das secretarias para discutir políticas públicas para a população LGBT+.

“Ainda é difícil introduzir esse assunto, que é preciso ter cautela e ter muita estratégia. A gente percebe que está havendo uma tentativa, uma abertura, por parte dessas secretarias. Nesse momento, o Conselho está servindo de uma forma educativa. Esse trabalho educativo é uma marca do Conselho, pelo menos nessa gestão”, finalizou.

 

Poucos politicos de Mato Grosso deram importancia a data de hoje. O presidente da Câmara de Cuiabá Juca do Guaraná Filho (MDB), foi o único parlamentar da Capital que usou suas redes sociais para apoiar a casa nesse dia de luta pela igualdade.

Juca do Guaraná Filho reforça que a Câmara de Cuiabá é a casa do povo cuiabano e está de portas abertas para atender a todos independente de orientação social. “Sempre digo que a Câmara de Cuiabá é a casa do povo cuiabano. Além de presidente, eu sou vereador do povo. Estou aqui para atender a todos, não importa raça, cor ou gênero. Estamos trabalhando para dar igualdade as mulheres, homossexuais, deficientes e outros segmentos que mais precisam do nosso apoio. Aqui [Câmara de Cuiabá] o povo tem voz e vez”, destacou

Do outro lado da ponte, em Várzea Grande, o vereador Icaro Reveles, lembrou a luta do segmento em busca de espaço. “Hoje comemoramos o dia do Orgulho LGBT. Tenha orgulho de ser oque nasceu pra ser, tome as rédeas de sua vida, busque sua felicidade, ame quem você quiser! Consideramos justa toda forma de amor”, publicou no Facebook.

Ler Anterior

Brasil de Pelotas empata com Novo Hamburgo no Campeonato Gaúcho

Leia em seguida

TCE julga 26 processos na sessão de terça-feira