Notícias de Última Hora :

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

quarta-feira, 23 de junho de 2021

Primavera enfrenta a pandemia com excelência na estrutura física e é destaque em MT

A UPA – Unidade de Pronto Atendimento – possui um setor de atendimento COVID, onde é grande a demanda espontânea de pacientes (aqueles que ainda não tem encaminhamento médico) e, mesmo assim passam pela triagem, são consultados e caso seja necessário administrar medicação endovenosa, existem 06 leitos e 06 poltronas com acompanhamento de profissionais. A informação é da coordenadora da Unidade, Magda Rúbia de Moraes Castelo Branco.

Segundo ela, a estrutura conta também com dois quartos para internação pediátrica com COVID, contendo 04 leitos. A ala de internação COVID possui dezesseis leitos no total, dos quais 07 de estabilização semi-intensivo, com monitores, respiradores e bombas de infusão para administrar medicação e 09 leitos de enfermaria – quatro masculinos e 05 femininos. “A unidade de Pronto Atendimento ainda possui uma sala de estabilização em frente ao Box de emergência e 01 leito de isolamento, enfim a estrutura está organizada com todo suporte necessário”.

O espaço do Terceiro milênio, coordenado por Maviane Danitz, é outra estrutura montada para atender pacientes com COVID. São 35 leitos de enfermaria, 36 para ala social e 18 para pacientes suspeitos.  Sua estrutura está pronta para instalação de equipamentos necessários a pacientes com COVID, como também tem um corpo clinico dedicado – médicos, equipe de enfermagem, fisioterapeutas, serviço social, cozinha com nutricionista, farmacêuticos, motoristas e administrativos funcionando 24 horas por dia para atender pacientes com perfil moderado a grave até que seja encaminhado a UTI .

Vigilância Epidemiológica

Até o momento, foram aplicadas 5530 doses (4404 primeiras doses e 1126 segundas doses) entre idosos, trabalhadores da saúde e profissionais de segurança. A equipe da Vigilância Epidemiológica tem sido o esteio de todo o processo de enfrentamento a COVID. Sob a coordenação de Monia Maia, a Vigilância atualmente é composta por 12 servidores,  responsável pelas informações de nascimento, adoecimento, mortalidade e imunização do município. Desde o início da pandemia, o trabalho foi voltado para identificar os casos, realizar investigação epidemiológica e orientar casos suspeitos e confirmados de COVID. “Após isso, encaminha os casos para serem monitorados pelas equipes de Atenção Primária à Saúde (APS)”.

A Vigilância Epidemiológica responde também pelo setor de imunização que, além das vacinas de rotina, coordena as campanhas de vacinação, como a contra o COVID que está acontecendo agora. Para esta campanha, a coordenação de imunização conta com o apoio de outras  equipes da saúde, como a APS, Odontologia, Vigilância Sanitária, CEREST, CTA, CAPS e das  secretarias de Assistência Social, Cultura de Esporte, e o CMTU

Mônia faz um balanço técnico do cenário atual -“estamos vivenciando o pior momento da pandemia. Entretanto, felizmente, esse ano já temos vacina, diferente de 2020, embora ainda demore para que a maioria da população seja imunizada, por isso é fundamental manter o protocolo de uso de máscaras e distanciamento físico para reduzir a transmissão do COVID 19.”

A secretária de Saúde, Laura Kelly, afirma que o município não tem medido esforços no combate a pandemia, “disponibilizamos estrutura física devidamente equipada, profissionais especializados e comprometidos em combater a COVID, buscamos junto ao Governo do Estado instalação de UTIs, enfim nossa luta é diária e permanente para diminuir os riscos de contaminação”.

O prefeito Léo Bortolin reafirma o empenho do município no combate a pandemia, entretanto, “precisamos que as pessoas procurem atendimento médico assim que sentirem os primeiros sintomas, sigam os protocolos para que juntos – Poder Público e população – possamos vencer essa etapa que tem sido de muito sofrimento a todos nós, com perdas irreparáveis”.

Ler Anterior

Caixa atualiza informações sobre auxílio emergencial

Leia em seguida

Novo decreto permite atendimento presencial no comércio, libera aulas do setor privado e amplia horário de restaurantes