Notícias de Última Hora :

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Comissão de Direitos Humanos da AL aprecia dez projetos em pauta

Comissão de Direitos Humanos, Direitos de Defesa da Mulher, Cidadania, Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso da Assembleia Legislativa de Mato Grosso apreciou 10 proposições durante reunião ordinária nesta terça-feira (25).

Foram aprovados pareceres favoráveis aos projetos de lei 230/2021, de autoria do deputado Dr. Eugênio (PSB), que regulamenta a publicidade de alimentos dirigida ao público infantil, no âmbito do estado de Mato Grosso; e 358/2021, encaminhado pelo Poder Executivo, que institui o Programa SER Criança. O PL 256/2019 e o PR 221/2020 foram retirados de pauta e o deputado Gilberto Cattani (PSL) pediu vistas do PL 989/2020, que dispõe sobre alteração da Lei nº 8.674/ 2007, do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir), e dá outras providências.

A comissão aprovou ainda pareceres favoráveis aos projetos de resolução 75/2021, 77/2021, 78/2021 e 82/2021, que concedem títulos de cidadão mato-grossense a Walter de Melo Fonseca, Isabela Renata Bandeca Biazetto, Márcio Aparecido Guedes e Aristeu Dias Batista Vilella, respectivamente. Os projetos de resolução 26/2021, 83/2021, 86/2021 e 87/2021, que concedem a comenda Dante de Oliveira a Alan Resende Porto, Felipe Karim da Silva Shiro, Valdiney Silva Pacheco e Hegberto Damião da Silva Cruz, respectivamente, também tiveram pareceres favoráveis aprovados.

Após apreciação das matérias em pauta, o presidente da comissão, deputado Sebastião Rezende (PSC), levantou questionamento acerca do cumprimento da Lei 10.320/2015, de sua autoria, que garante desconto a partir de 50% no valor das passagens de ônibus intermunicipais para idosos que excederem as vagas gratuitas. Segundo ele, há reclamações de idosos que não estão conseguindo comprar as passagens com o desconto previsto na legislação estadual.

Por esse motivo, o parlamentar sugeriu e a comissão decidiu convidar para a próxima reunião o presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager/MT), Luis Alberto Nespolo, bem como os presidentes da Comissão do Direito do Idoso da OAB-MT e do sindicato que representa os idosos de Mato Grosso. “Nós queremos saber efetivamente se a lei está sendo cumprida pelas empresas de transporte intermunicipal de passageiros, por isso vamos fazer esse convite a eles e a outras autoridades, se houver necessidade”, declarou.

Por fim, Rezende lembrou que 25 de maio é o Dia Nacional da Adoção e afirmou que, em Mato Grosso, há atualmente 40 crianças e adolescentes aptos para serem adotados e 832 famílias esperando para adotar. O deputado Thiago Silva (MDB) também aproveitou a oportunidade para parabenizar os trabalhadores rurais pelo Dia Nacional do Trabalhador Rural, celebrado na mesma data, e foi acompanhado pelos demais parlamentares.

“Nós, enquanto comissão, também temos a responsabilidade de trabalhar para dar dignidade principalmente aos trabalhadores idosos que estão no campo e precisam de apoio do governo para viverem nas comunidades rurais de forma justa e humana”, frisou.

Participaram da reunião os deputados Sebastião Rezende (PSC), Thiago Silva (MDB), Gilberto Cattani (PSL), Xuxu Dal Molin (PSC) e Faissal (PV).

Ler Anterior

Cuiabá começa vacinação de pessoas acima de 18 anos com comorbidades

Leia em seguida

Câmara de Cuiabá aprova projeto que convoca plebiscito para escolha entre VLT e BRT