Notícias de Última Hora :

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Hospital alerta para a importância do Teste do Pezinho em recém-nascidos

O Teste do Pezinho, que é realizado no Hospital e Maternidade Femina, em Cuiabá, é um dos exames mais importantes para detectar doenças em recém-nascidos e tratá-las de forma precoce. O recomendado é que seja realizado entre o terceiro e o quinto dias após o nascimento da criança. Neste domingo (06), comemora-se o Dia Nacional do Teste do Pezinho, data que tem como propósito esclarecer e alertar as famílias sobre a importância da realização do exame.

A coleta é feita a partir de amostra de sangue obtida de um furo no calcanhar do bebê e pingada em um papel de filtro, encaminhada após para análise. Todos os bebês nascidos no Brasil tem o direito de realizar gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O teste básico rastreia seis doenças.

Porém, existem várias outras versões desse teste oferecidos por laboratórios e hospitais da rede privada. Esses testes são chamados de teste do pezinho ampliado (expandido) e diferem entre si quanto às técnicas utilizadas e o número e grupo de doenças analisadas.

Como qualquer teste de triagem neonatal, o objetivo é rastrear doenças graves com tratamento disponível e encaminhar os bebês com resultado alterado para testes diagnósticos específicos. O diagnóstico precoce acompanhado do tratamento direcionado reduz ou impede as sequelas associadas às doenças.

“O teste do pezinho ajuda a diagnosticar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que podem levar à deficiência intelectual e comprometer desenvolvimento físico da criança”, destaca a pediatra e neonatologista Fernannda Pigatto Vilela, diretora-técnica da Femina.

Segundo ela, as  versões ampliadas do teste utilizam uma técnica chamada de espectrometria de massas em tandem (MS/MS), que nos testes de triagem possibilita o rastreamento de um grupo de doenças chamadas “Erros Inatos do Metabolismo”, que incluem aminoacidopatias, distúrbios do ciclo da uréia, distúrbios dos Ácidos Orgânicos, distúrbios da Beta Oxidação dos Ácidos Graxos e Doenças Lisossômicas.

“As versões ampliadas do teste também podem incluir testes de sorologia para detecção de doenças infecciosas, como toxoplasmose congênita, Citomegalovírus, Sífilis congênita, Doença de Chagas e HIV”, completa a médica, ao alertar que muitos pais não submetem seus filhos ao teste do pezinho por desconhecer a sua importância.

O Ministério da Saúde aponta que desde 1992, o teste se tornou obrigatório em todo o país e, em 2001, o órgão criou o Programa Nacional de Triagem Neonatal (Portaria GM/MS n.º 822, de 6 de junho de 2001), incorporado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que mais de 80% das crianças nascidas em território nacional passam pela triagem neonatal.

Atualmente, o exame simples é feito de forma gratuita em todos os bebês recém-nascidos. Recentemente, o Congresso Nacional aprovou um projeto que aumenta para 50 as doenças rastreadas (Lei 14.154, sancionada no último dia 02 de maio). Com a aprovação da nova lei, a lista de doenças diagnosticadas pelo teste realizado na rede pública vai passar de seis para até 50 doenças. A ampliação deve começar em maio de 2022.

Sobre a Femina O Hospital e Maternidade Femina atua há 41 anos em Cuiabá, nas áreas de Pediatria, Obstetrícia, Clínica-Geral e pronto atendimento com plantão 24 horas. Ainda fazem parte de sua estrutura UTI adulta, UTI Neonatal e UTI pediátrica.

Ler Anterior

Prefeito inaugura novo espaço de lazer, joga bola com moradores

Leia em seguida

Secretaria Municipal da Mulher participa de plantio de árvores em homenagem às vítimas da Covid