Notícias de Última Hora :

Justiça reconhece que concessionária não é responsável solidária em processo de indenização por defeito de carro

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

domingo, 1 de agosto de 2021

Um mandato em defesa das mulheres

O vereador é o agente público que está mais próximo do cidadão. Seu trabalho pode fazer toda a diferença com decisões sobre o orçamento municipal e a formulação de políticas públicas para a saúde e a educação, por exemplo.  As decisões da Câmara afetam diretamente a vida de todos que vivem e trabalham no município, onde a vida de fato acontece.

Eu sou muito grata a esta Capital onde me criei, estudei e constituí família. Quero retribuir com muito trabalho os 1.307 votos recebidos em 2020. Boa parte certamente veio das mulheres cuiabanas, a quem dedicarei prioritariamente o meu mandato. Também espero que minha presença na Câmara seja um estímulo a outras mulheres e continuarei lutando pela igualdade entre mulheres e homens na política, traduzindo a realidade da distribuição da população.

ao longo das últimas décadas, tenho procurado vivenciar a política, estudar e me preparar. Comecei como assessora informal da carreira do meu esposo Carlos, contribuindo com um olhar feminino em suas ações. Depois tive a honra de dirigir a Casa do Artesão no governo Dante, cuiabano ilustre e grande amigo. Ali, ao lado de Thelma de Oliveira, pude trabalhar pelo artesanato e pela valorização da cultura e do turismo, aproveitando minha formação como turismóloga.

Mas apesar da vivência na política, nunca imaginei que seria vereadora. Sou uma mulher simples e nunca tive esta pretensão, além do desejo de contribuir com meu partido.  Eleita para conduzir PSDB Mulher/MT, me capacitei melhor quanto às responsabilidades da vida pública e as formas de aumentar o percentual de mulheres na política.

Mas foi através do trabalho pelos carentes em meu bairro, o Araés, que vislumbrei novas possibilidades. Eleita vice-presidente da Associação de Moradores, conheci de perto a realidade de mulheres em  vulnerabilidade. Encontrei guerreiras, mães de família abandonadas pelos companheiros, sustentando a casa e os filhos. Minha admiração cresceu ainda mais, e senti que poderia ajudar a efetivar políticas públicas para estas mulheres valorosas.

Por isso meu foco principal serão as pautas de amparo às mulheres e jovens. A classe política precisa, mais do que nunca, olhar a cidade com um viés feminino, de atenção, acolhimento, carinho e sensibilidade.

O prefeito Emanuel Pinheiro, no comando de uma gestão comprometida com a população, oportunizou a indicação do vereador Renivaldo Nascimento para comandar a Secretaria de Meio Ambiente, onde com certeza também dará uma contribuição efetiva à Capital.

Destaco aqui o gesto de grandeza do presidente do PSDB cuiabano, vereador Ricardo Saad, que abriu mão de assumir a vaga. Ele foi partidário e agradeço de coração a oportunidade de exercer o mandato. Ao lado das colegas Edna Sampaio e Michelly Alencar, avançaremos com políticas públicas de qualidade para as mulheres cuiabanas.

Quero fortalecer iniciativas como a criação do Hospital Materno Infantil, já anunciada pelo prefeito. Em sintonia com a primeira-dama Márcia Pinheiro, que humaniza a gestão, vamos encaminhar nossas pautas para ampliar a rede de proteção à mulher.

Também vou defender melhorias no transporte coletivo, como o respeito à lei da Parada Segura que não é cumprida, por lugares exclusivos para mulheres nos horários de pico e pela qualificação dos motoristas para tratar as mulheres com respeito e inibir casos de assédio. Vou trabalhar ainda pela implantação de uma Escola de Artes e Ofícios, para fortalecer a arte, a cultura e o artesanato.

Desde cedo aprendi que os problemas se resolvem por meio do diálogo e que a política é a arte do entendimento. É por meio do embate democrático que encontraremos as melhores soluções para a cidade.

O que me move é o senso de responsabilidade com uma Cuiabá próspera e segura, onde homens e mulheres possam trabalhar,  empreender, criar a família com dignidade e serem felizes.

* Maria Avalone é vereadora de Cuiabá pelo PSDB.

Ler Anterior

ALMT realiza sessão itinerante em São Félix do Araguaia nesta 3ª feira

Leia em seguida

Prefeito de Cuiabá paga servidores nesta quarta-feira