Notícias de Última Hora :

Aparelho auditivo com “modo máscara” é alternativa que possibilita a comunicação com a proteção facial

Professora da UFMT recebe moção de aplausos em homenagem ao Dia do Contador

Escape 60′ oferece desconto para confraternização corporativa de fim de ano

Jogo de fuga cercado de desafios, mistérios e adrenalina: conheça o Escape60′

Feira gratuita ajuda jovens a cursarem faculdades fora do país

Municípios precisam de representatividade na Assembleia Legislativa

Dia do Estudante tem programação especial em escola de Cuiabá

Justiça reconhece que concessionária não é responsável solidária em processo de indenização por defeito de carro

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Unidade Básica de Saúde completa um ano de funcionamento em clima de festa junina

A Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. Artaxerxes Nunes da Cunha”, localizada no  Residencial Ilza Terezinha Picolli Pagot, completou, nesta segunda-feira (28), um ano de funcionamento em ritmo de festa junina, com muita animação por parte dos servidores e comunidade, que organizaram uma comemoração com tudo o que têm direito: comida, decoração, música, brindes e até roupa típica.

A unidade foi inaugurada pelo prefeito Emanuel Pinheiro no dia 27 de junho de 2020, após a obra passar anos abandonada desde a gestão anterior, e conta com três equipes de saúde da família, que atendem a cerca de 15 mil pessoas da comunidade local, além dos Residenciais Jonas Pinheiro, Vantuil de Freitas, Buriti, Jamil Nadaf, Solar da Chapada, área de ocupação social Terra Prometida e, mais recentemente, passou a cobrir também a extensão do Barreiro Branco, onde o médico vai duas vezes por semana para atender à comunidade rural.

De acordo com a gerente da unidade, a enfermeira Welignem Leite da Silva, a unidade é diferenciada por atender na modalidade Saúde na Hora, que oferta atendimento das 7h às 21h. “Aqui tem sala de sutura, tem drenagem de abcesso, tem sala de observação, onde se faz as medicações endovenosas, tem eletrocardiograma, tem odontologia. Temos muita procura. Por ser uma unidade que atende até mais tarde, nós não atendemos só pessoas daqui”, afirma.

Ao longo de um ano de funcionamento, as equipes da  UBS “Dr. Artaxerxes Nunes da Cunha” já realizou mais de 12 mil consultas médicas, quase 22 mil procedimentos individualizados (medicações endovenosas, exames, curativos, sondagem, suturas, drenagens de abcesso, entre outros), mais de 3,7 mil atendimentos odontológicos, mais de 4,4 mil vacinações e, desde o início da pandemia, se tornou uma unidade referência à covid-19, realizando mais de 3,5 mil exames RT-PCR.

Reconhecimento dos usuários

Dona Maria Severo dos Santos de Souza, 76 anos, esteve na manhã desta segunda-feira (28) na unidade, juntamente com a neta, Rafaely de Lira Campos, 8 anos. Enquanto a idosa foi levar os resultados de exames para o médico avaliar, a neta foi se consultar com o pediatra. A idosa lembra que antes da unidade existir, “pedia a Deus para que funcionasse porque iria ficar bom para as crianças, para os idosos”. Segundo ela, está satisfeita com o atendimento, que é ágil e de qualidade.  “Se não fosse aqui, teria que ir no  CPA 4, alugar um carro ou ir a pé e é longe”, conta.

O aposentado João Celestino da silva, 92 anos, mudou-se recentemente para o bairro e já recebeu atendimento médico e odontológico na unidade. “O atendimento é bom, especial”, classificou.

De acordo com a presidente do bairro Ilza Terezinha Picolli Pagot, Domingas Ramos, ela costuma ouvir os moradores em relação à unidade e o que mais ouve são elogios. “Pra mim é gratificante saber que a nossa unidade está fazendo um trabalho belíssimo. Eu acho que deve servir de exemplo para outras comunidades. É uma equipe humanizada, que atende com carinho, com um resultado maravilhoso. Só tenho o que agradecer”.

A líder comunitária aproveitou o momento para agradecer àqueles que foram primordiais nesse primeiro ano de história da UBS. “Quero deixar um agradecimento ao prefeito Emanuel, à Miriam Pinheiro [ex-secretária de Atenção Primária, que faleceu em março deste ano], que infelizmente não está hoje aqui, mas foi uma pessoa muito importante para nós dessa comunidade, ao Gilson [Guimarães, coordenador da regional Norte], à Welignem, que é uma gerente maravilhosa, tem feito um trabalho belíssimo junto com a sua equipe, que é muito boa. A comunidade só tem a ganhar com um atendimento maravilhoso”, destacou Domingas.

Outro morador e usuário da unidade que é participativo e esteve presente na comemoração de um ano da UBS é o conselheiro tutelar Oniel Carlos de Brito. Segundo ele, a unidade básica de saúde era “um sonho para todos da comunidade”, que esperava há anos pela conclusão da obra e já estava “desacreditada da retomada desta obra e, graças a Deus, esta gestão de Emanuel Pinheiro, realizou o sonho de toda a comunidade”, disse.

Conforme o coordenador da regional Norte da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Gilson Guimarães, a integração entre os servidores da UBS e a comunidade é tão grande, que foi possível realizar a comemoração de aniversário, além de ações sistematizadas em prol da saúde. “Nós estamos formando os conselhos gestores, que é a comunidade dentro da unidade, vendo as dificuldades, os desafios e também as vitórias que a gente tem para estar debatendo”, explica.

Quem também marcou presença na confraternização da UBS do Residencial Ilza Terezinha Picolli Pagot foi o deputado estadual João Batista. “A gente vem acompanhando bem antes de fazer esta unidade. É de extrema importância, principalmente para a população do Ilza Terezinha e para várias comunidades que tem aqui ao redor o atendimento. A gente só tem ouvido da população que melhor impossível, o pessoal é muito bem atendido. Isso evita que o cidadão tenha que se deslocar, muitas vezes é uma população de baixa renda que não tem nem condição de estar pegando ônibus. A estrutura é muito boa, o atendimento é bom e a gente quer fechar parcerias para isso: para tentar levar para as comunidades mais afastadas alguma ação através da saúde do Município. O Município está de parabéns pela unidade e pelo trabalho que todo o pessoal vem fazendo aqui”.

Ler Anterior

Mato Grosso tem 58 escolas de educação básica que não possuem banheiro, aponta levantamento

Leia em seguida

Mais de 300 cobertores são entregues para frequentadores do Prato Popular