Notícias de Última Hora :

Aparelho auditivo com “modo máscara” é alternativa que possibilita a comunicação com a proteção facial

Professora da UFMT recebe moção de aplausos em homenagem ao Dia do Contador

Escape 60′ oferece desconto para confraternização corporativa de fim de ano

Jogo de fuga cercado de desafios, mistérios e adrenalina: conheça o Escape60′

Feira gratuita ajuda jovens a cursarem faculdades fora do país

Municípios precisam de representatividade na Assembleia Legislativa

Dia do Estudante tem programação especial em escola de Cuiabá

Justiça reconhece que concessionária não é responsável solidária em processo de indenização por defeito de carro

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Márcia pinheiro se reúne com cônsul para tratar sobre violência domestica

Na semana passada, a primeira-dama Márcia Pinheiro  que é destaque como ícone na defesa das mulheres recebeu o chefe do consulado da Argentina,onde tratou de ações de combate à violência doméstica e familiar tendo em vista a referência nacional que Cuiabá consolidou nos últimos anos acerca de ações voltadas à mulher.

“Nossa perspectiva é muito otimista porque para nós é um exemplo o que Cuiabá faz no combate à violência de gênero e para Argentina a violência de gênero é uma prioridade e por isso buscamos esse contato para aprender mais sobre a atuação de Cuiabá e assim atender nossas argentinas em situação de risco”, disse o cônsul da embaixada Argentina, Francisco Martín Lobo.

A ideia principal do consulado é averiguar a possibilidade de um intercâmbio entre mulheres provenientes de violência doméstica que estão em alto grau de risco de vida. O direcionamento dessas vítimas seria para o acolhimento, segurança e demais atendimento presentes na atuação da Secretaria Municipal da Mulher.

“Eles tiveram boas referências nossas, em Brasília, e eles identificaram esse acolhimentos que poderão ser feitos quando houver uma decisão judicial que tem que afastar a vítima do estado para que Cuiabá possa receber em nossa estrutura. Na Casa de Amparo, no encaminhamento para curso profissionalizantes no Qualifica e também no espaço de acolhimento que oferece atendimento psicológico e psiquiátrico”, explicou a titular da pasta da Mulher, Luciana Zamproni.

A pasta de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência também participou da reunião para apresentar algumas das ações direcionadas à população migrante. São 91 pessoas atendidas pelo municípios das nacionalidades haitianas, venezuelanas e outras, sendo 47% do sexo feminino com filhos entre 1 mês e 2 anos.

“A população migrante já vem sendo amparada pela prefeitura e mostramos ao cônsul que as mulheres migrantes já são atendidas pela ação social e que estamos atento à questão do abuso e violência doméstica. Deste modo, é um início promissor para efetivarmos essa futura parceria que iremos estudar para garantir o bem estar de cuiabanas e argentinas nesse intercâmbio que pode ser um diferencial na vida delas”, destacou Márcia.

Referência

Atualmente as ações voltadas à mulher tem a coordenação da pasta da Mulher e o apoio político-estratégico do Núcleo de Apoio à Primeira-dama que juntos conseguiram resultados relevantes como a reforma e ampliação da Casa de Amparo, abrigo para o acolhimento de mulheres vítimas de violência; criação da Sala de Acolhimento, única do Brasil presente dentro de uma unidade de saúde, entre outras mais de relevância social para mulher.

O trabalho referência direcionado à mulher titulou Cuiabá como a capital nacional da Mulher que teve suas ações premiadas nacionalmente, em duas oportunidades, além do convite do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos para apresentar os resultados dos programas Siminina e Qualifica na Organização das Nações Unidas em Nova Iorque, Estados Unidos.

foto luiz alves

Ler Anterior

Hariany Almeida arrasa em coreografia e esquenta o clima virtual: “Show de rebolado”

Leia em seguida

Reportagem do fantástico diz que PM tentou negociar a vacina com MT