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domingo, 1 de agosto de 2021

Atendimento humanizado

Os órgãos governamentais, tanto na  esfera: Federal, Estadual como Municipal, buscam incessantemente em suas respectivas instituições; dispensar aos visitantes externos,  atendimento  harmonizado e de excelência.

Os três poderes, buscam incessantemente humanização e qualidade no atendimento dos serviços públicos, visando ofertar à população  serviços de qualidade a partir de temáticas que diferenciam em geral, de qualificações administrativas.

O estado de Mato Grosso, norteia  ações voltadas à implementação de políticas públicas, objetivando, o bom atendimento ao público, através da Escola de Governo.

Enquanto o Legislativo estadual executa trabalho semelhante, através da Escola do Legislativo, que executa trabalho de excelência, através de cursos dos mais diferentes possíveis, porém tendo como carro chefe a busca incessante pela qualidade no atendimento ao público de forma humanizada.

Desde a sua criação, a Escola do Legislativo tem como missão, promover estudo, pesquisa e extensão, que subsidiem as atividades, para melhor cumprimento do seu papel  institucional, que é contribuir para o desenvolvimento do Estado.

Este artigo foi ensejado por um momento sui generis, que aconteceu em minha vida.

Semana passada, precisei deslocar-me até a Secretaria de Estado de Comunicação; que tem como papel singular gerir a política de comunicação social e institucional do Poder Executivo Estadual, aos públicos internos e externos, as ações publicitárias e de marketing de relacionamento.

A minha tratativa de ordem particular, ensejou nestas simples palavras dirigidas a um órgão estatal, mais precisamente a   Secretaria de Estado de Comunicação.

Fui agendado para ser atendido às 9h para falar com a Secretária de Estado Laice Souza; pelo volume de trabalho, a mesma acabou atrasando um pouco o meu atendimento, porém ao ser atendido fui tratado de forma cordial e harmonioso.

Ela é uma pessoa maravilhosa, embora, a tratativa em questão não tivesse dado certo, o atendimento humanizado minimizou a frustração.

Em nossas vidas, algumas vezes situações análogas a um simples atraso em um atendimento, acaba nos permitindo conhecer pessoas  iluminadas.

A exemplo mencionarei a figura, da recepcionista da referida estatal, a senhora Eva Pereira Reis; no período em que aguardava o  atendimento.

Tratou-me, com extrema educação e cordialidade, mostrando se tratar de uma pessoa, com profundo sentimento humanitário e de educação exacerbada, tratando a todos, independentemente de indumentária, com o mesmo carinho e apreço, essa forma de  tratamento humanizado, me deixa feliz e otimista. Parabéns governador Mauro Mendes (DEM), pelo atendimento dos seus funcionários.

Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo

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