Notícias de Última Hora :

Justiça reconhece que concessionária não é responsável solidária em processo de indenização por defeito de carro

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

domingo, 1 de agosto de 2021

Secretário ressalta que vacinação em Cuiabá segue Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde

O secretário municipal de Saúde, Célio Rodrigues da Silva reafirmou que  o processo de  imunização, por meio da campanha Vacina Cuiabá,  segue o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, que determina os grupos prioritários para a vacinação. Ainda segundo o gestor, o que precisa ser amplamente difundido é que toda vacina é importante e que as pessoas devem comparecer aos postos na data agendada. Por determinação do Governo Federal nenhum município pode realizar a compra de vacinas.

Para o secretário, “a maior clareza possível que existe é o Plano Nacional de Imunização e a capital tem seguido”, enfatizou. O gestor explicou também que atualmente a imunização em Cuiabá contempla o público de 45 a 49 anos acima. Contudo, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abriu o cadastro para pessoas a partir dos 18 anos, cujas doses destinadas a este público mais jovem provêm dos agendados que faltam e não justificam no prazo de 48 horas.

“Muitos tem dado mais importância aos que tem vacinado acima de 18 anos, mas o foco não é esse. Temos que intensificar a mensagem que as pessoas têm que comparecer para serem vacinadas. Vacina boa é a vacina no braço. As pessoas tem que entender que o método eficaz e de prevenção é a vacina. Se todos os agendados comparecerem para se vacinarem não vai haver vacina para este novo público mais jovem”, destacou.

Ainda segundo o Célio, a Secretaria tem buscado vacinar as pessoas o mais rápido possível dentro da quantidade de doses destinadas ao município. “Precisamos entender que quanto maior o número de pessoas vacinadas, maior a chance da população inteira ser imunizada. Se tem aqueles que não querem vacinar, que faltam e atrapalham o andamento da imunização, o certo é deixar para quem realmente quer”, sentenciou. Nesta terça-feira, 20, a campanha na capital completou seis meses, permitindo que 334 mil doses já tenham sido aplicadas (entre a primeira e a segunda dose). O público elegível para vacinação na capital é de 459.541 pessoas (acima de 18 anos).

Cadastro

Para se cadastrar, é necessário entrar no site vacina.cuiaba.mt.gov.br e preencher todos os campos obrigatórios. Deste modo, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual.  Quando ela for agendada, o sistema do site enviará uma mensagem de WhatsApp automática e/ou um e-mail para a pessoa informando que ela já está confirmada para ir tomar sua vacina. No dia da vacinação, a pessoa deve levar o QR Code do agendamento impresso, um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá. A pessoa também deve estar com o cartão do SUS atualizado. No caso de vacinação pela categoria profissional, também é preciso apresentar declaração de vínculo funcional. Já no caso das pessoas que se cadastraram pelos grupos de comorbidades ou deficiência permanente grave, além de gestantes, puérperas e lactantes, é preciso apresentar o laudo médico.

Em Cuiabá, há cinco polos de vacinação: Senai Porto, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sesi Papa, Sesc Balneário e Assembleia Legislativa

Ler Anterior

Várzea Grande define estratégias específicas para cada ponto de vacinação

Leia em seguida

Palmeiras avança e confirma Choque-Rei nas quartas da Libertadores