Notícias de Última Hora :

Aparelho auditivo com “modo máscara” é alternativa que possibilita a comunicação com a proteção facial

Professora da UFMT recebe moção de aplausos em homenagem ao Dia do Contador

Escape 60′ oferece desconto para confraternização corporativa de fim de ano

Jogo de fuga cercado de desafios, mistérios e adrenalina: conheça o Escape60′

Feira gratuita ajuda jovens a cursarem faculdades fora do país

Municípios precisam de representatividade na Assembleia Legislativa

Dia do Estudante tem programação especial em escola de Cuiabá

Justiça reconhece que concessionária não é responsável solidária em processo de indenização por defeito de carro

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Prefeito entrega Primeira UTI neonatal é inaugurada em Primavera do Leste

Após inauguração dos 10 leitos de UTI neonatal no Hospital e Maternidade São Lucas, Primavera do Leste passa a ser referência em atendimento aos recém-nascidos para 11 municípios que integram parte da região sul do estado.

A primeira unidade neonatal pública do município conta com estrutura moderna e personalizada com desenhos infantis e foi pensada para oferecer conforto e bem estar para as famílias, além de disponibilizar equipamentos de última geração.

O atendimento aos bebês prematuros sempre foi algo muito esperado pela população, que agora passará a ter à disposição o atendimento de graça por meio do SUS. É importante ressaltar que o credenciamento das vagas será administrado pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso através da central de regulação.

Antes os bebês prematuros precisam entrar na fila de espera de outras cidades para tentar garantir uma vaga. Agora, a expectativa é que esse sofrimento seja amenizado com a abertura dos novos leitos. De acordo com o prefeito Leonardo Bortolin (MDB), a abertura de leitos de UTI neonatal através do SUS é um dos passos mais importantes para a saúde pública do município, uma vez que a demora em conseguir esse tipo de atendimento causa muito sofrimentos as mães que acabaram de dar a luz e precisam enfrentar a triste batalha em busca de vaga para o filho

“Sem dúvida alguma esse é um dos dias mais felizes da nossa gestão, porque graças à parceria com o hospital São Lucas, Governo do Estado e Câmara Municipal Primavera vamos poder ofertar de forma gratuita os serviços de UTI neonatal. Por muitas vezes, nós presenciamos o desespero de pais em busca de atendimento para o filho recém-nascido e não encontrando vaga disponível. Agora, Primavera passa a oferecer o que tem de mais moderno em equipamentos no país”, comemora Bortolin.

Segundo a secretária municipal de saúde, Laura Kelly, as documentações já estão sendo reunidas para o processo de regularização da unidade neonatal. “Acho muito importante a regularização dos leitos de UTI por meio do Governo do Estado, por isso estamos trabalhando para que os leitos sejam regularizados o mais rápido possível para que esteja disponível  para a toda a população de Primavera e Região”, explica a secretária que ainda reforça que os tramites de regularização fazem parte de um processo natural de qualquer serviço público de saúde.

Para realizar a construção e instalação da UTI neonatal, o hospital São Lucas fez um investimento de R$ 1,5 milhão. Segundo o médico responsável, Marcelo Machado, esse era um projeto que esperou mais de seis anos para sair do papel.

“Esse é um sonho que nós aguardávamos por muito tempo. É também o sonho de qualquer pessoa que vivenciou a espera de uma vaga de UTI para um filho. Poder oferecer essa atendimento para a população primaverense e região é motivo de muito orgulho para o hospital”, completa emocionado.

Preparada para receber bebês que nasceram antes das 37 semanas de gestação, com baixo peso ou que possuem algum problema, a UTI neonatal é o ambiente dentro do hospital muito importante para o desenvolvimento do recém-nascido, como alterações cardíacas ou respiratórias, por exemplo. O bebê permanece na UTI até que possa crescer, atingir bom peso e se tornar apto a respirar, sugar e deglutir.

O secretário estadual de saúde, Gilberto Figueiredo, fez questão de visitar a nova unidade inaugurada em Primavera do Leste que irá oferecer tratamento completo aos bebês prematuros.

“O governo de Mato Grosso gosta de parcerias com prefeitos sérios. E o prefeito Leonardo Bortolin é um homem sério na política, que vem fazendo um grande gestão, com muita competência, em Primavera do Leste. Em 2020, nós iniciamos essa parceria com a inauguração de UTIs para atender pacientes da Covid-19 com a prefeitura e o hospital. Essa é apenas a continuidade de uma parceria que tem dado certo”, ressalta o secretário.

 

 

Ler Anterior

Policiais detém casal envolvido em golpe e apreendem 12 cartões bancários em Várzea Grande

Leia em seguida

Prefeitura de Cuiabá prorroga prazo para pedido de isenção do IPTU 2021