Notícias de Última Hora :

Aparelho auditivo com “modo máscara” é alternativa que possibilita a comunicação com a proteção facial

Professora da UFMT recebe moção de aplausos em homenagem ao Dia do Contador

Escape 60′ oferece desconto para confraternização corporativa de fim de ano

Jogo de fuga cercado de desafios, mistérios e adrenalina: conheça o Escape60′

Feira gratuita ajuda jovens a cursarem faculdades fora do país

Municípios precisam de representatividade na Assembleia Legislativa

Dia do Estudante tem programação especial em escola de Cuiabá

Justiça reconhece que concessionária não é responsável solidária em processo de indenização por defeito de carro

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Mato Grosso participa de elaboração de Guia para Combate a Incêndios Florestais

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente participou do lançamento do Guia de Requisitos e Procedimentos Básicos para Combate a Incêndios Florestais, nesta quarta-feira (25.08), na Federação das Indústrias no Estado de São Paulo (Fiesp). A prática recomendada é o primeiro documento técnico com orientações sobre o assunto da segurança contra incêndios florestais e será publicado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso e presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), Mauren Lazzaretti, ressalta a importância do lançamento do Guia no momento em que os Estados da Amazônia Legal unem esforços para combater incêndios no período mais crítico da seca.

“O acordo de Cooperação entre Abema e ABNT se apresenta de extrema relevância para construção de normas que venham orientar a melhor prática envolvendo o meio ambiente. O lançamento da ABNT PR 1014 marca essa cooperação de esforços num momento ímpar para o país, O Brasil traz uma iniciativa importante e este guia prático é uma inovação que traz ao poder público e particulares informações importantíssimas acerca de uma padronização de como regularizar medidas preventivas e de controle de incêndios florestais”

O guia foi lançado em uma live. A prática recomendada ABNT PR1014 especifica os requisitos mínimos e procedimentos básicos para o combate à incêndios em áreas rurais, visando proteger a vida e o patrimônio e reduzir os danos ao meio ambiente. Além da Sema, o documento foi elaborado com a participação de órgãos ICMBIO, Ibama, Prevfogo, Corpos de Bombeiros do Brasil todo, entre outras entidades.

“As práticas aqui recomendadas nos traz dados, informações e padrões que orientarão não apenas o agente em campo, mas o agente público político que tem que promover os meios que quem estiver em campo possa exercer em sua plenitude a sua missão e promover os resultados positivos que a sociedade espera de nós”, pontua a secretaria de meio ambiente.

O presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Mario Esper, ressalta que o objetivo central é que órgãos estaduais, municipais, ONGs e iniciativa privada adotem os requisitos e procedimentos para potencializar o resultado do combate ao fogo. Mario afirma que a elaboração do guia foi feita com as melhores práticas adotadas no mercado brasileiro e referências técnicas internacionais e com aplicação e conceitos de gestão e melhoria contínua.

conforme o Analista de Meio Ambiente da Sema-MT, Marcos Antônio Camargo Ferreira, que é membro do subcomitê brasileiro de incêndios florestais da ABNT, criado para a elaboração do Guia, este é um documento amplo e descritivo, que deverá servir para alinhar entendimentos e procedimento, assim como subsidiar a construção de normativas e ações de prevenção e combate a incêndios florestais.

“É uma norma viva, o primeiro documento que se manifesta no sentido de equalizar os entendimentos sobre incêndios florestais, mas pode ser alterada caso haja melhorias das práticas e de tecnologia. É importante ressaltar que unifica conceitos entre especialistas, e passa a ser um marco inicial para qualquer discussão na área de incêndio”, conta.

O especialista explica que o documento é importante porque descreve conceitos e práticas que não estavam documentados em lugar algum, aborda desde uso abafadores, vestimentas, manejo integrado do fogo, uso de aeronaves e perícias entre outros temas recorrentes durante a prática de prevenção e combate e responsabilização dos incêndios florestais

 

Ler Anterior

Abílio é detido pela PM após agredir manifestante na Praça Alencastro

Leia em seguida

Prefeitura convoca 463 candidatos aprovados no Processo Seletivo nas funções de TDI, TNE, ASG e Professor