Notícias de Última Hora :

Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC

Fonoaudióloga defende diagnóstico precoce para prevenção da perda auditiva

Atleta olímpico participa de jogo de fuga em Cuiabá

Dia do fonoaudiólogo: entenda a importância desse profissional no ambiente hospitalar

Profissionalismo e dedicação marcam 20 anos de profissão da fonoaudióloga Samia Ribeiro

Chapa 2 Integração protocola pedido para que profissionais da contabilidade tenham férias fiscais em MT

Adrenalina, desafios e diversão te esperam no Halloween da Escape60, em Cuiabá

Encontro automobilístico “Esperienza” supermáquinas entra para o calendário de eventos em Mato Grosso

Experiência única de recreação e entretenimento: Conheça o Escape60′

Fotógrafo vem a MT para ensaios que levantam autoestima de mulheres

Aparelho auditivo com “modo máscara” é alternativa que possibilita a comunicação com a proteção facial

Professora da UFMT recebe moção de aplausos em homenagem ao Dia do Contador

Escape 60′ oferece desconto para confraternização corporativa de fim de ano

Jogo de fuga cercado de desafios, mistérios e adrenalina: conheça o Escape60′

Feira gratuita ajuda jovens a cursarem faculdades fora do país

Municípios precisam de representatividade na Assembleia Legislativa

Dia do Estudante tem programação especial em escola de Cuiabá

Justiça reconhece que concessionária não é responsável solidária em processo de indenização por defeito de carro

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

Estado atende deputado Thiago e entrega 2 ambulâncias para Rondonópolis

Perda auditiva não tratada gera mais gastos com a saúde, diz pesquisa

sábado, 13 de agosto de 2022

Fé, devoção e cultura marcam abertura do aniversário de Várzea Grande e da padroeira da cidade

“A festa de Nossa Senhora da Guia representa Várzea Grande, tanto é que nossa comunidade tem uma devoção imensa pela festa de Nossa Senhora da Guia, que é a Padroeira de nossa cidade. As comemorações abrem oficialmente a programação de aniversário de 155 anos de Várzea Grande, que começa hoje, primeiro de maio, com alvorada e missa de Nossa Senhora da Guia. Essa festa é de todos várzea-grandenses que têm devoção imensa por Nossa Senhora da Guia, assim como eu e minha família”, sublinhou o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat neste domingo (01), durante a missa de Nossa Senhora da Guia, festa que também completa 155 anos e reúne famílias tradicionais, fiéis, devotos, população em geral e comunidade eclesiástica da cidade.

Ainda durante o dia foi realizada procissão e missa festiva ao cair da noite. Na segunda-feira, dia 02 de maio, iniciam as inaugurações de obras e lançamento de ações que irão presentear os munícipes no aniversário da cidade. As obras e ações envolvem recursos na ordem de R$ 215 milhões, entre recursos próprios e de convênios, além de emendas parlamentares estaduais e federais.

“Nossa Senhora da Guia é nossa padroeira, protege nosso município. É onde buscamos orientação e quem nos coloca no caminho certo, conduz nossas decisões. Além de ser uma festa tradicional da nossa cidade com envolvimento de toda comunidade, uma festa muito bonita que se estende até o dia 30 de maio.  A comemoração de Nossa Senhora da Guia está inserida na programação de aniversário da cidade, comemorado dia 15 de maio. Uma festa religiosa que retrata muito bem a fé, a devoção, comunhão, cultura e a esperança da população. Este ano teremos um pacote de obras que serão entregues com creches, escolas, asfalto novo, recapeamentos, praças públicas, entre outros, juntamente com a festa de Nossa Senhora da Guia, nossa padroeira que nos dá os nortes para administrar bem a cidade com igualdade e justiça social”, pontuou o prefeito.

Conforme o rei da Festa de Nossa Senhora da Guia, Daniel Beck, é muito honroso e valoroso fazer parte da missão. “Maio do ano passado se encerrou o ano e começou a retomada das festividades e preparação em honra e homenagem a Nossa Senhora da Guia, Padroeira de Várzea Grande para o ano vindouro. Sou várzea-grandense filho de família tradicional, me sinto muito honrado em ter aceitado esse desafio e estar aqui hoje nestas solenidades finais, entregando esse desafio com muito orgulho, devoção, responsabilidade a essa fé, cultura e tradição que basicamente fomos criados no meio desta religiosidade, isso é muito valoroso, é o maior legado que podemos deixar para a próxima geração dar continuidade e levar adiante essa tradição”.

O rei da festa lembrou que a solenidade iniciou com alvorada e missa às 6h da manhã. A tarde, às 16h30, foi realizada procissão e o encerramento com a missa festiva da solenidade e sorteios de prêmios. “Toda a arrecadação da festa será revertida para a Paróquia Nossa Senhora da Guia e ações religiosas durante todo ano. Além da tradição, religiosidade, homenagem de honra a Nossa Senhora da Guia, a festa tem a responsabilidade de fomentar recursos para que a paróquia possa dar continuidade nos trabalhos, sendo essa a única fonte de recursos, além do dízimo que a paróquia tem para fomentar trabalho religioso”, destacou Daniel Beck.

A Rainha da Festa de Nossa Senhora da Guia, Edviges Maria Ribeiro de Moraes, explicou que as festividades religiosas começam em março, depois a bandeira visita ruas, comércio e serviço público da cidade, e as comunidades. “O encerramento é com a novena e coroação no dia 15 de maio. A festa é um símbolo de muita fé, quando se anda com a bandeira nos locais o que sentimos é muita devoção, emoção, fé das pessoas, É muito gratificante. Ser rainha é muito importante, me senti uma serva de Nossa Senhora. Estou muito feliz e emocionada, para mim foi uma renovação de fé”, frisou emocionada.

EVENTO HISTÓRICO, CULTURAL E RELIGIOSO – Este ano, a procissão de Nossa Senhora da Guia recebeu milhares de devotos, alguns inclusive de outras cidades, isso porque as comemorações contemplam o aniversário da cidade e da padroeira, ambos de 155 anos, um importante momento histórico, cultural e religioso para o povo de Várzea Grande.

Para o páraco Tarcísio Camilo de Santana, da paróquia Nossa Senhora da Guia, “este ano estamos celebrando não só como Paróquia, como comunidade, mas Várzea Grande em si, os 155 anos da devoção do povo várzea-grandense à Nossa Senhora da Guia que é padroeira da Nossa Paróquia, mas também padroeira de toda a cidade de Várzea Grande. E, a devoção a Nossa Senhora da Guia está no coração e na vida de todo várzea-grandense. Então é um momento de rendermos graças à Deus, de pedirmos a interseção da Virgem Maria e de agradecermos pela sua proteção”.

Wander Gomes é várzea-grandense, devoto de Nossa Senhora da Guia e de família tradicional da cidade, afirma que a festa à santa vem a cada ano ganhando novos adeptos. “É uma história linda, começou com uma simples capelinha e uma imagem de Nossa Senhora trazida para Várzea Grande e a devoção a cada ano que passa aumenta. Passa de geração para geração como ocorreu em minha família, onde meus antepassados que ajudaram a construir essa igrejinha, e acabou por conquistar toda a baixada cuiabana, principalmente as comunidades ribeirinhas, pois Nossa Senhora da Guia é padroeira dos navegantes”, relatou.

A devota Genoveva Marques de Lima destacou que as festividades da padroeira são atos de fé, adoração, comunhão e reverência aos milagres concedidos a ela e sua família. “Essa tradição vem dos meus pais que vieram para Várzea Grande quando se casaram, tiveram nove filhos, e eles começaram a participar fielmente da festa e da comunidade de Nossa Senhora da Guia que se perpetua na nossa família. A gente participa pela fé, pela devoção e pelas graças que recebemos. São muitas graças aos meus pais e isso também acontece comigo e com minha família. É indescritível o sentimento de participar da festa, é só estando mesmo aqui para gente realmente sentir. Quando fazemos as visitas nas comunidades nós evangelizamos, mas também somos evangelizados, isso é de grande satisfação e alegria o amor que temos por Nossa Senhora da Guia”, declarou emocionada a devota que segue religiosamente toda a programação da festa em todos os anos.

Cecília Maria de Campos Costa, de 60 anos, apesar de residir em Nossa Senhora do Livramento participa todos os anos da festa religiosa em Várzea Grande. “Sou devota e tenho muita fé em Nossa Senhora da Guia. Ela já me proporcionou muitas graças, e para àqueles que não conhecem essa festa linda vale a pena conferir”, convidou.

Confira a programação de aniversário desta segunda-feira (02/05):

10h – Lançamento das obras de pavimentação asfáltica dos bairros Parque das Nações e Terra Nova, na Rua Urubupungá/Rua Paraguai – Atrás do Mini-estádio do Bairro Mapim.

16h – Entrega da reforma da “EMEB Senhora Dirce Leite de Campos”, localizada na rua 12 do bairro Jardim Itororó.

 

Ler Anterior

Medidas tomadas pela AL garantem geração de emprego e renda em MT

Leia em seguida

Projeto de Lei obriga empresa de transporte público indicar pontos cegos em seus veículos