Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), recebeu nesta segunda-feira (23), em Cuiabá, a correligionária Simone Tebet, senadora por Mato Grosso do Sul que foi alçada na semana passada à condição pré-candidata à Presidência da República para representar a terceira via. Na pauta, foram discutidas as peculiaridades regionais e os desafios em âmbito nacional para a candidatura de Tebet se concretizar.
Pinheiro argumentou que ninguém esperava a desistência do ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que ensaiava ser o candidato da terceira via, mas acabou isolado dentro do PSDB. Agora, segundo o emededebista, o cenário muda inclusive nos Estados.
Nesse contexto, ele inclui Mato Grosso, onde o MDB comandado pelo deputado federal Carlos Bezerra já externava apoio à reeleição do governador Mauro Mendes (União), que por sua vez é defensor de um segundo mandato de Jair Bolsonaro (PL) como presidente.
“Isso muda o quadro, é um novo cenário, não sei se isso poderá levar a uma discussão de federalização . Porque o PSDB iria federalizar com MDB e o prazo é 31 de maio”, comentou Pinheiro ao prever que tais discussões vão se acentuar nos próximos dias em cada um dos Estados.
“Mas isso muda o cenário e fortalece a pré-candidatura da senadora Simone Tebet. E o vice será com certeza amplamente discutido até o momento das convenções porque muita água vai passar embaixo dessa ponte ainda”, observou o emedebista
Sobre permanência do MDB na base do governador Mauro Mendes, que é seu desafeto político declarado, Emanuel Pinheiro não cravou qualquer pitaco, no sentido de prever alguma ruptura.
Porém, avaliou que esse novo cenário facilitará as discussões das alianças regionais em decorrência da própria disputa presidencial. “Vai haver uma exigência de se rediscutir nos Estados e nas capitais, principalmente, nas principais cidades a composição política, partidária-eleitoral”, ponderou Emanuel Pinheiro sinalizando que em Mato Grosso esse debate também ganhará espaço de agora em diante.