Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
Ações desenvolvidas em parceria, entre a Prefeitura de Barra do Bugres e EMPAER, vem atendendo a agricultura familiar no município na atual gestão. Esta semana, servidores da Secretaria Municipal de Agricultura e um técnico da EMPAR realizaram um trabalho planejado para garantir alimento para o gado leiteiro durante o período de seca.
O pequeno produtor atendido foi Paulo Soares dos Santos com o planejamento na reforma da pastagem, manejo dos piquetes rotacionados e plantio de capim BRS Capiaçu, para garantir alimento durante o período seco. Paulo disse que, se não tivesse apoio da Prefeitura e EMPAER, não teria condições de realizar esse planejamento e garantir comida para o rebanho leiteiro.
O técnico da EMPAER, Irapuan Rodrigues de Souza, afirma que a estratégia escolhida foi reformar o pasto com o capim já existente, o Brizantão, com piquetes rotacionados nas águas, além do cultivo do capim elefante para fazer a silagem, onde o produtor terá alimento suficiente para manter o gado durante a seca.
Para o secretário de Agricultura, José Carlos Sales, essa tecnologia empregada na propriedade do Paulo é modelo no município e deve ser seguindo por todos os produtores da agricultura familiar em Barra do Bugres. “O Paulo tá dando um grande salto de crescimento na propriedade e um exemplo de como melhorar, atendendo um planejamento da parceria entre; produtor, Prefeitura e EMPAER”, afirma.
Valtemir Soares Teixeira, técnico agrícola da Prefeitura, coordenador da produção da silagem, ressalta que o produtor estocando comida nesse período de seca, o gado não deve diminuir a quantia de leite e sentir o período de escassez de alimento.