Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
O G1 resume as principais propostas dos candidatos à prefeitura de Cuiabá para o setor da educação nas eleições de 2020. Veja abaixo (os nomes estão em ordem alfabética)*:
Abílio Júnior (Podemos)
Na educação, Abílio promete transparência e metas, gestão de qualidade e criar indicadores com base no IDEB para premiação das melhores escolas, com reconhecimento e meritocracia.
Também entre as promessas estão a criação do Cartão “Gestão Escolar” para os diretores e gestores, promovendo maior transparência, economia e menos burocracia, a integração da cadeia produtiva com os pequenos produtores para abastecer as merendas escolares.
O candidato também listou como promessas o aumento da oferta de vagas nas creches, aumento da oferta de vagas nas escolas em horário integral, melhorar as condições de infraestrutura das escolas e ampliação da estrutura logística para o transporte rural escolar.
Aécio Rodrigues (PSL)
Na educação, Aécio destaca que pretende aumentar o número de vagas para creches em tempo integral, melhorar a qualidade das que já existem, além da eliminação do déficit no atendimento da educação infantil, investimento em climatizadores ou ares-condicionados nas escolas.
O candidato também promete mais tecnologia nas escolas, investimento na infraestrutura das escolas, a permissão para que as áreas comuns das escolas sejam utilizadas pela comunidade aos finais de semana.
Emanuel Pinheiro (MDB)
Na educação, Emanuel Pinheiro promete a continuação dos projetos Escola aberta e Bom de Bola. O candidato também destaca que a gestão vai garantir a continuidade do que está dando certo e a retomada do que já deu certo e foi abandonado.
Pinheiro promete o fortalecimento das ações, os projetos iniciados terão continuidade e, à medida que surgirem as necessidades, novos projetos serão implantados. Ele citou o horário estendido das unidades escolares e auxílio às crianças com deficiência.
Gilberto Lopes Filho (PSOL)
Na educação, Gilberto destaca que vai construir uma política de educação emancipadora e inclusiva garantida pela democratização da administração escolar, ampliação do número de vagas no ensino infantil e fundamental e discussão ampla da grade curricular.
O candidato promete também melhores subsídios, equiparação e isonomia salarial com as demais categorias do município, além de melhores planos de cargos e carreiras e aposentadorias mais dignas e também pela valorização e qualificação profissional.
Destaca também que vai garantir a estrutura física adequada nas escolas, formação continuada para trabalhadores da educação, incluir as tecnologias digitais, adquirir equipamentos, atualizar material bibliográfico, entre outros.
Gisela Simona (PROS)
Na educação, Gisele promete construir 11 creches até 2024, para atendimento de mães trabalhadoras que têm filhos em idade de 0 a 3 anos, com vistas à universalização do atendimento na educação Infantil.
Promete também criar a primeira creche 24 horas para as mães trabalhadoras de Cuiabá, além de investir na infraestrutura física e tecnológica de todas as unidades escolares, assim como oferecer anualmente um curso de formação especializada, para atender a crianças com deficiência.
A candidata também destaca vai oferecer condições para 100% das escolas realizarem atendimento do ensino mediado por tecnologias (ensino remoto) ao encontro da legislação vigente.
Promete também reduzir de 4.3% para 0,5% a taxa de analfabetismo de Cuiabá, por meio da implantação do projeto de erradicação ao analfabetismo da população cuiabana, na faixa etária de 15 a 39 anos.
Julier (PT)
Na educação, Julier destaca que vai garantir os direitos dos profissionais da educação, reavaliar o Plano Municipal de Educação priorizando as escolas com baixos índices de aprendizagem visando a melhoria dos indicadores gerais do IDEB; – Universalizar a Educação Infantil, mediante políticas integradas entre Município, Estado e União, ampliar o repasse de recursos às Unidades de Ensino, implantar a escola em tempo integral em regionais de Cuiabá, revisar o Plano de Carreira dos Profissionais da Educação.
O candidato não anexou o plano de governo no site do TSE.
Paulo Henrique Grando (Novo)
Na educação, Paulo Henrique destaca que vai ampliar o número de vagas em creches, capacitar gestores, promover a capacitação continuada dos professores, premiar os professores, implantar aulas de reforço em pequenos grupos para alunos com déficit de aprendizagem e uso intensivo da tecnologia.
Destaca também que vai estabelecer um currículo com língua portuguesa e matemática para a rede pública, aplicar o conceito de escola eficaz, criar um programa de bolsas escolares em escolas participares para alunos de baixa renda.
Roberto França (Patriota)
Na educação, Roberto França promete que vai valorizar os profissionais, ampliar a rede física das unidades, ampliar as vagas, criação de projetos sociais, promover a inclusão digital das crianças informatizando as unidades.
Destaca também que vai ampliar a oferta de vagas em creches com cobertura de 100% das crianças em estado de vulnerabilidade, além de elaborar um calendário de manifestações culturais na comunidade escolar.