Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Eduardo Botelho(União), aparece em primeiro lugar em nova rodada de pesquisas da MT Dados divulgada nesta segunda-feira(16), na disputa pela Prefeitura de Cuiabá, em 2024.
Tanto na pesquisa espontânea[quando o entrevistado aponta nome de sua preferência] quanto na estimulada[quando são citados pré-candidaturas e o eleitor opta por um dos nomes], Botelho ganha disparado de seus adversários.
Assim, o levantamento mostra Botelho com 24% na espontânea, e em todos os quatro cenários testados pelo instituto o parlamentar garante a preferência.
Em um deles Eduardo Botelho tem 32% das intenções de votos contra 18% do deputado federal Abílio Brunini (PL). Mais que um segundo lugar, chama a atenção a diferença de 14% entre os dois principais adversários do pleito.
Em terceiro vem Lúdio Cabral(PT) com 15%, seguido do deputado federal e atual secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia(UB) com 6%. O vice-prefeito José Roberto Stopa(PV) – também secretário de Obras de Cuiabá -, tem 5% da preferência.
Pelo menos 7% dos entrevistados disseram que não aprovam nenhum dos nomes para prefeito de Cuiabá, 12% não souberam ou não quiseram responder, outros 5% apontam por votar nulo ou branco.
A pesquisa com um ano de antecedência do pleito de 2024 mostra franco crescimento de Botelho e queda do parlamentar bolsonarista Abílio Brunini. Colocando ainda o parlamentar federal de direita com o maior índice de rejeição com 27%, seguido por Stopa com 14%.
Os dados mostram, inclusive, com vários cenários desenhados – que mesmo em caso de um segundo turno -, o presidente da Mesa Diretora do Legislativo estadual mantém sua liderança pelo comando do Palácio Alencastro.
Os dados da pesquisa foram coletados nos últimos dias 05 e 09 de outubro. Foram ouvidas 1.037 pessoas em 126 bairros e dois distritos, de 5 a 9 de outubro de 2023. A margem de erros é de 3 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.