Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
O Governo de Mato Grosso aguarda a liberação de R$ 18 milhões por parte do Governo Federal, que serão destinados ao combate às queimadas no estado.
O recurso é essencial para a contratação de aviões, caminhões-pipa e a compra de equipamentos de proteção individual para as equipes de brigadistas e o Corpo de Bombeiros.
A solicitação foi feita após o reconhecimento da situação de emergência no estado devido ao aumento expressivo das queimadas.
Segundo Fábio Garcia, secretário-chefe da Casa Civil, o Estado tem atuado fortemente para controlar os focos de incêndio, mas as condições climáticas severas, marcadas por uma seca histórica e temperaturas extremas, têm dificultado o combate.
“Estamos enfrentando a maior seca da história do Brasil, e a situação se agrava com o tempo seco e os incêndios criminosos, que já resultaram na prisão de 17 pessoas este ano”, explicou Garcia.
Com mais de 58 municípios em situação de emergência, as prefeituras estão autorizadas a solicitar diretamente ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) o auxílio financeiro necessário para lidar com os incêndios florestais.
O secretário também ressaltou que a crise hídrica é um problema global, afetando várias regiões, como Goiás, Mato Grosso do Sul, além de países vizinhos como Bolívia e Peru, todos enfrentando dificuldades semelhantes no combate às chamas.