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quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Sedec entrega certificados para empreendimentos de MT mais bem avaliados por turistas

O Programa de Evolução Digital (PED), desenvolvido pelo Observatório de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), entregou os certificados aos municípios, regiões turísticas, pousadas, bares e restaurantes de Mato Grosso mais bem avaliados por turistas nos anos de 2023 e 2024.O objetivo do PED é aprimorar a presença digital dos empreendimentos do setor turístico e elevar a qualidade dos serviços ofertados aos visitantes.Os certificados, assinados pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, pelo adjunto de Turismo, Felipe Wellaton, e pelo coordenador do programa, Leandro Lima, foram enviados aos empreendimentos e órgãos públicos na última semana.Durante a execução do programa, a Sedec utilizou a plataforma TrustYou, que forneceu indicadores baseados nas avaliações de turistas em plataformas como Google, TripAdvisor, Expedia, Hoteis.com e Booking.No período de vigência do PED, foram gerados mais de 9,7 mil relatórios, que monitoraram a presença digital de 1.480 estabelecimentos com base nas avaliações dos visitantes.Além disso, o programa capacitou mais de 500 pessoas, incluindo empresários, gestores e técnicos das secretarias municipais de turismo, em treinamentos presenciais voltados ao aprimoramento, visibilidade e interação digital dos destinos e empreendimentos turísticos.O PED também alcançou reconhecimento nacional, conquistando premiações do Ministério do Turismo, da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR) e do Grupo Almawave.Como parte das ações do programa, foi elaborado, em parceria com a Rede de Observatórios, o Guia de Otimização da Presença Digital, que se tornou uma referência para empresas e destinos turísticos interessados em fortalecer sua atuação no meio digital.Para o coordenador do programa, Leandro Lima, os resultados do PED comprovam que investimentos no setor turístico e na interação digital promovem maior engajamento e conscientização sobre a importância da comunicação online para a experiência dos turistas que visitam Mato Grosso. Entre os avanços registrados, a interação digital dos locais turísticos monitorados passou de 17% em 2022 para 27% em 2024, indicando um progresso significativo.“É essencial que destinos e empresas do setor compreendam o impacto da presença digital atualmente e invistam cada vez mais em ferramentas digitais que dialoguem diretamente com o perfil e as expectativas dos viajantes. São medidas que ampliam o alcance desses empreendimentos e tornam a experiência turística mais integrada e memorável”, afirmou Leandro.As avaliações do programa consideraram o Mapa do Turismo, que divide Mato Grosso em 15 regiões turísticas. Também foram levados em conta a quantidade de avaliações e os meios de hospedagem, com base no número de unidades habitacionais (apartamentos, chalés ou bangalôs) disponíveis aos visitantes.Para o titular da Sedec, secretário César Miranda, o Programa de Evolução Digital reafirmou a importância do uso estratégico da tecnologia no turismo e evidencia como a presença digital pode transformar a experiência dos viajantes e fortalecer a economia do setor em Mato Grosso.“A avaliação digital é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do turismo em Mato Grosso. Ela permite que os estabelecimentos compreendam as expectativas dos visitantes, aprimorem seus serviços e se posicionem de forma mais competitiva no mercado. Com uma presença digital forte, nossos destinos ganham visibilidade, atraem mais turistas e fortalecem a economia local”, destacou.Confira os vencedoresRegião Turística1º lugar: Metropolitana (Cuiabá e Várzea Grande)2º lugar: Circuito das Águas (Nobres, Chapada dos Guimarães e São José do Rio Claro)3º lugar: Portal do Agronegócio (Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Santa Carmem, Porto dos Gaúchos e Juara) Destinos – Categoria 1 (Acima de 2 mil avaliações/ano)1º lugar: Chapada dos Guimarães2º lugar: Cuiabá3º lugar: Várzea Grande Destinos – Categoria 2 (Entre 1 mil e 1.999 avaliações/ano)1º lugar: Nova Xavantina2º lugar: Alta Floresta3º lugar: Campo Novo do Parecis Destinos – Categoria 3 (Entre 500 e 999 avaliações/ano)1º lugar: Santo Antônio do Leverger Destinos – Categoria 4 (Até 499 comentários/ano)1º lugar: Itiquira Pousadas de Pesca Esportiva:1º lugar: Pousada Itacy Pantanal (Santo Antônio do Leverger)2º lugar: Rancho Serra do Cachimbo (Guarantã do Norte)3º lugar: Hotel Baiazinha (Cáceres) Pousadas de Ecoturismo:1º lugar: Hotel Pantanal Mato Grosso (Poconé)2º lugar: Pousada Piuval (Poconé)3º lugar: Aymara Lodge (Poconé) Meios de Hospedagem – Acima de 101 UHs (Apartamentos/chalés/bagalôs)1º lugar: Malai Manso Resort (Chapada dos Guimarães)2º lugar: Ibis Cuiabá Shopping (Cuiabá)3º lugar: Hotel Deville Prime (Cuiabá) Meios de Hospedagem – De 51 a 100 UHs1º lugar: Pousada Penhasco (Chapada dos Guimarães).2º lugar: Delcas Fast Hotel (Tangará da Serra)3º lugar: Vie Hotel (Sinop) Meios de Hospedagem – Até 50 UHs1º lugar: Hotel Cassini (Cláudia)2º lugar: Pousada Casa Grande (Barra do Garças)3º lugar: Pousada Quinta dos Quintais (Chapada dos Guimarães) Restaurantes e Similares:1º lugar: Detroit Steakhouse (Cuiabá)2º lugar: Restaurante e Peixaria Mirante das Águas (Várzea Grande)3º lugar: Degustare Restaurante (Sorriso) Atrações Turísticas:1º lugar: Balneário Rio Verde (Campo Novo do Parecis)2º lugar: Cachoeira da Saudade (Nova Xavantina)3º lugar: Cachoeira da Fumaça (Jaciara)

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